Prefeitura oferece tratamento dentário gratuito em Bertioga

2 de dezembro de 2015

Prefeitura oferece tratamento dentário gratuito em Bertioga

Moradores de Bertioga, que precisem de tratamento dentário têm atendimento gratuito por meio do programa de Saúde Bucal do Município. As consultas são feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que oferecem serviços em clínica geral e tratamento endodôntico (canal); e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), anexa ao Hospital Municipal, que atende somente urgência e emergência.

De acordo com dados do Serviço de Saúde Bucal de Bertioga, vinculado à Secretaria de Saúde, o atendimento é realizado em quatro, das cinco  UBSs do Município (Boracéia, Indaiá, Vista Linda e Central), que realizam uma média de  320  consultas/mês, por unidade, totalizando 1.280 atendimentos.

Em breve, o serviço começará a atender na UBS Vicente de Carvalho, que passou por reforma e ampliação, recentemente. Além disso, são oferecidas ações educativas nas creches e escolas municipais, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de cuidar dos dentes.

Nas unidades escolares, as crianças recebem instruções sobre escovação supervisionada, por meio do ensino da técnica de escovação, da importância do fio dental, além de receberem kit de saúde bucal para uso próprio.

De acordo com a responsável pelos serviços de Saúde Bucal, oferecido pela Prefeitura, Camyla Soares, nas UBSs, o atendimento é voltado somente para munícipes e é necessário agendar na unidade mais próxima da residência do paciente.  Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Já o atendimento de urgência e emergência é realizado na UPA, todos os dias, das 7h às 19 horas. No ato, deve ser apresentado o Cartão SUS para identificação do número do PH do paciente.

O Município também oferece atendimento a pessoas com deficiência, sempre na primeira quinta-feira do mês, na UBS Vista Linda, mediante agendamento pelo telefone 3311-8701. O atendimento é realizado  em pacientes de qualquer idade e com qualquer tipo de deficiência. Os profissionais que realizam o serviço estão aptos a detectar casos mais complexos e orientar para tratamento mais adequado.  O serviço atende uma média de 10 pacientes especiais por mês.

Nas UBSs, são oferecidos serviços de restauração, canal, extração e limpeza. De acordo com Camyla, o Município, que conta com 20 cirurgiões-dentistas, não oferece aparelhos ortodônticos e próteses.

Confira os endereços das UBSs e UPA que prestam atendimento em Saúde Bucal, no Município:

UBS Central – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga

UBS Vista Linda – Rua José Carlos Pace, s/nº - Vista Linda