Prefeitura orienta população sobre doenças transmitidas pela água das chuvas

6 de fevereiro de 2019

Prefeitura orienta população sobre doenças transmitidas pela água das chuvas

A Secretaria de Saúde esteve na tarde desta terça-feira (05) orientando a população atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias quanto a doenças que podem ser transmitidas pela água. A Diretoria de Vigilância em Saúde deslocou uma equipe de 15 profissionais, que visitou o Ginásio Municipal Alberto Alves, onde estão abrigadas 15 pessoas, e o bairro Chácaras, um dos mais afetados pelo temporal.

Segundo a diretora de Vigilância, a intenção foi conscientizar e alertar para a busca dos serviços de saúde ao menor sintoma na população. “Fizemos orientação, cadastro e mapeamento das famílias. Faremos acompanhamento quanto a possíveis doenças contagiosas como leptospirose, tétano e hepatite. Havendo necessidade, voltaremos à comunidade para vacinação”. Também houve orientação quanto à manipulação de alimentos atingidos pela água da chuva.

CHUVAS

Em Bertioga, o acumulado das 72 horas é de 155 mm. Nas últimas 24 horas choveu 30 mm. A Cidade está em estado de alerta. Os bairros mais afetados são o Caiubura, Sítio São João, Chácaras, Vista Linda, Guaratuba e Boracéia.

A Prefeitura de Bertioga informa que equipes continuam nas ruas para minimizar possíveis impactos por conta das intensas chuvas registradas na região.

Ao todo, cerca de 60 pessoas tiveram de sair de suas casas como forma de prevenção. A Defesa Civil transferiu 27 pessoas, 15 delas para o Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves. Elas estão recebendo assistência como alimentação, cobertores e colchões. O Corpo de Bombeiros também ajudou nos trabalhos.
A Secretaria de Governo e Gestão está fazendo o diálogo com as outras secretarias e esta foi a primeira vez que o Plano Municipal de Contingência foi acionado: uma junção de esforços dos setores da Prefeitura para minimizar danos à população em casos de desastres naturais.

A população pode acionar a Defesa Civil de Bertioga pelo telefone 199.