Prefeitura prepara Operação Verão do Meio Ambiente

26 de novembro de 2015

Prefeitura prepara Operação Verão do Meio Ambiente

Mais uma ação de educação ambiental está sendo preparada pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Essa será a segunda edição da Operação Verão, que vai acontecer em todos os finais de semana de janeiro do ano que vem, das 9 às 15 horas, e tem o objetivo de abordar as pessoas que frequentam as praias de Itaguaré e Guaratuba, com orientações sobre a importância da preservação ambiental.

A ação seguirá duas linhas de orientação. Uma será a fiscalização ostensiva da Diretoria de Operações Ambientais, verificando abusos como som alto, estacionamento irregular, descarte incorreto de lixo e irregularidades com relação à utilização de embarcações.

A outra será educativa e ficará a cargo da Seção de Educação Ambiental. Nas duas praias será montada uma barraca com exposição de animais taxidermizados (empalhados), existentes na fauna de Bertioga. No local também ficarão expostos banners explicativos, mostrando a importância de preservar esses animais, e os estagiários de Meio Ambiente farão abordagem aos usuários da praia.

No ano passado foram abordadas mais de 10 mil pessoas e preenchidos cerca de cinco mil questionários com informações sobre o perfil dos visitantes, como procedência, meio de transporte, se é turista de um dia, entre outras. O objetivo da pesquisa é obter uma amostragem do público que frequenta a região e buscar sugestões para a melhor utilização das praias.

A Operação Verão da Secretaria de Meio Ambiente conta com apoio da Fundação Florestal (FF), Guarda Civil Ambiental e Diretoria de Trânsito.