Prefeitura realiza campanha de conscientização sobre descarte de lixo

10 de setembro de 2021

Prefeitura realiza campanha de conscientização sobre descarte de lixo

A Prefeitura de Bertioga orienta a população como realizar o descarte correto de lixos e materiais inservíveis. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar os munícipes sobre onde e como deve ser feito o descarte de objetos, buscando preservar o meio ambiente e manter a cidade limpa.

O Secretário de Serviços Urbanos explica que materiais inservíveis como janelas, portas, móveis velhos, eletrodomésticos, madeiras, entre outros objetos descartáveis de grande porte que não são recolhidos pela coleta seletiva, podem ser retirados pelo caminhão de Cata Treco. O serviço é gratuito e pode ser solicitado junto a Secretaria de Serviços Urbanos, através do telefone: (13) 3319-8035.

Já os resíduos verdes como galhos, grama, ramos, podas de árvores, troncos, madeiras, arbustos e todo tipo de vegetação em geral, podem ser retirados pelo caminhão de Cata Poda.  É importante ressaltar que o serviço não contempla corte ou supressão de árvores e o limite para coleta é de 1m³. Para solicitar o recolhimento gratuito desses itens, o interessado deve entrar em contato pelo do telefone: (13) 3319-8035.

Quanto ao descarte de entulhos de reformas ou construção civil o munícipe deve contratar caçamba em empresa devidamente cadastrada na Secretaria de Meio Ambiente, explica o Secretário da pasta.

Além desses equipamentos, a população também pode conta com a Coleta Seletiva, que acontece de forma periódica e atende toda cidade, com foco principal na coleta de: papel plástico, vidro e metal.

Para as regiões que ainda não recebem o caminhão da Coleta Seletiva, a Prefeitura disponibiliza Locais de Entrega Voluntária (LEV’s), isto é, em pontos estratégicos e de fácil acesso, como estabelecimentos comerciais e repartições públicas, ficam disponíveis contentores (recipientes para depósito lixo reciclável (cor verde) e para resíduos úmidos não recicláveis (cor cinza)). Os endereços dos LEV’s podem ser consultados no site: www.bertioga.sp.gov.br.

O descarte inadequado de resíduo sólidos e materiais volumosos pode causar vários problemas, como entupimento de galerias e, consequentemente, alagamentos. Além de doenças e proliferação de insetos peçonhentos.  Pontua o Secretário de Meio Ambiente.

Em caso de denúncias por descarte indevido de objetos, entre em por meio do telefone: (13) 3319-8034.