Prefeitura realiza exames de mamografia em todas as UBSs de Bertioga

30 de janeiro de 2020

Prefeitura realiza exames de mamografia em todas as UBSs de Bertioga

A Prefeitura disponibiliza vagas para exame de mamografia em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município. Não há fila de espera para realizar o procedimento, é necessário apenas procurar a unidade de saúde mais próxima da residência e apresentar pedido médico.

Mulheres com idades acima de 35 anos devem fazer o exame. As munícipes que possuem histórico familiar de câncer de mama podem realizar a mamografia antes desta idade. O resultado fica pronto em torno de uma semana e são reveladas possíveis alterações no órgão, detectando se há nódulos ou tumores.

A Chefe de Atenção Básica e responsável pela saúde da mulher do Município, Ana Renata de Godoy, afirma que é fundamental que as mulheres realizem o exame pelo menos uma vez ao ano. “A mamografia é a chave para o tratamento de câncer de mama ser bem-sucedido. Através do exame é possível detectar a doença no início, prevenindo que o caso se agrave e garantindo a saúde da paciente”, explica.

Bertioga recebeu entre os dias 07 e 18 deste mês a Carreta da Mamografia, do Governo do Estado, por meio do Programa Mulheres de Peito, em parceria com a Prefeitura. Durante os 12 dias, foram realizados mais de 360 exames, dois deles apresentaram alterações. As pacientes receberam orientações e foi agendado consulta com o Mastologista, para receberem o diagnóstico e cuidados necessários.

Confira os endereços das UBSs:

USF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº;

UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº;

UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº;

UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), Bairro Chácaras;

UBS Vicente Carvalho II – Rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho.