Prefeitura realiza força-tarefa para ajudar pessoas atingidas e minimizar impactos das chuvas

25 de fevereiro de 2023

As equipes da Prefeitura seguem trabalhando em todas as áreas para ajudar as pessoas atingidas e minimizar os impactos causados pela chuva histórica que atingiu a Cidade no último final de semana.

Mais de mil refeições foram servidas através do projeto “Cozinha Comunitária”, às famílias que tiveram suas casas atingidas pelas chuvas. A ação, que é uma parceria com o Sesc Bertioga, através do projeto “Mesa Brasil”, aconteceu no Chácaras e na Aldeia do Rio Silveira. Além da alimentação, são disponibilizados diversos serviços, como inscrição e atualização do Cadastro Único e inserção em programas sociais.

Já foram entregues mais de 60 toneladas de alimentos, além de água mineral, colchões, roupas, produtos de higiene e limpeza e itens básicos diversos às pessoas atingidas pelas chuvas na Cidade.

A arrecadação de roupas, alimentos, colchões e itens de necessidades básicas continua acontecendo no Fundo Social de Solidariedade, das 8 às 17h; Vila do Bem Boraceia, das 8 às 17h; Centro Comunitário da Vila do Bem Chácaras, das 8 às 17h; e Pousada Clariô, no Indaiá, das 10 às 20 horas.

SAÚDE
Neste sábado (25), acontece mais uma ação do “Saúde na Comunidade”, atendendo as famílias do Bairro Chácaras. Os profissionais farão visitas às residências para orientar sobre higiene das casas e alimentos; entregas de kits de limpeza e de escovação; orientação e avaliação das cardenetas de vacina.
Também estarão disponíveis médico clínico, pediatra, teste de dengue para pessoas sintomáticas e vacinação para tétano, hepatite A e B; além do atendimento clínico veterinári e vacinação contra raiva.

O Posto de Saúde da Aldeia do Rio Silveira, mantido pela Prefeitura de São Sebastião, foi atingido pela chuva, então a Prefeitura disponibilizou o trailer de Pronto Atendimento e a unidade de Saúde da Família de Boraceia para atender os moradores da aldeia.

Equipes de saúde estão atuando nas áreas mais afetadas com orientação e distribuição de kit de limpeza e hipoclorito de sódio, para a higienização de alimentos e da água. Os agentes também orientam sobre as arboviroses e a importância de manter a caderneta de vacinação em dia.

RECUPERAÇÃO DE VIAS E ZELADORIA
Recuperando as vias afetadas e garantindo a limpeza, a zeladoria segue operando em diversos bairros da Cidade. Também foram intensificados os serviços de cata-treco, cata-poda e limpeza de ruas pelo Município.

MOBILIDADE
Também estão em ação os agentes de trânsito, garantindo a fluidez e sinalização das vias, através da restauração de placas, interdições e da força-tarefa "Cidade é Nossa"; além de prestar apoio para as equipes do DER, Sabesp e Elektro.