Prefeitura realiza leilão de imóveis para recebimento de IPTU em atraso

26 de setembro de 2014

Prefeitura realiza leilão de imóveis para recebimento de IPTU em atraso

Pela primeira vez, a Prefeitura de Bertioga vai realizar um leilão de imóveis no Fórum da Cidade. O objetivo é promover a cobrança de débitos de IPTU. Anteriormente os leilões ocorriam no Fórum de Santos. Para o leilão, a Prefeitura vai utilizar uma plataforma eletrônica, o que garante maior possibilidade de participação dos interessados.

Para esse lote já foram disponibilizados pelo Poder Judiciário, quatro imóveis, cujas informações estão no site www.lut.com.br , da empresa Lut – Leilão com Uso de Tecnologia, responsável pelo leilão eletrônico. No site é possível encontrar informações sobre os imóveis, como localização, documentos (matrícula e escritura) e laudo de avaliação judicial. Também é possível verificar débitos de impostos, entre outros. Os interessados podem visitar os imóveis, para isso é necessário fazer a solicitação no site e a Lut solicita autorização judicial.

A primeira praça, quando os lances podem ser oferecidos, acontece no dia 25 de novembro, com 100% do valor de avaliação do imóvel, e a segunda, no dia 18 de dezembro, com 60% do valor. Os interessados devem acessar o site, fazer um cadastro e acompanhar o leilão pela internet.

Ao arrematar o imóvel, o interessado faz o pagamento por meio de uma conta judicial e paga também o leiloeiro. A Justiça comprova o pagamento e repassa os valores referentes ao IPTU para a municipalidade e o saldo, caso haja, é destinado ao proprietário.

Vale ressaltar que o leilão eletrônico não gera nenhum custo para a Prefeitura de Bertioga. O secretário de Administração e Finanças, reforça que o processo é rápido e seguro, além disso, a maior possibilidade de publicidade garante a rapidez na arrematação dos imóveis. “A intenção da municipalidade é criar uma rotina na realização de leilões eletrônicos de imóveis devedores, melhorando a arrecadação e promovendo a justiça fiscal”.