Prefeitura realiza mutirão para o ‘Bolsa Família’ na UBS Vista Linda

18 de setembro de 2014

Prefeitura realiza mutirão para o ‘Bolsa Família’ na UBS Vista Linda

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, em parceria com a Secretaria de Saúde, realiza nos próximos dias 27 e 28, mais um mutirão para atualização de cadastro, pesagem e altura de famílias beneficiadas pelo programa Bolsa família. Na oportunidade, haverá pediatras de plantão para atendimento às crianças. O mutirão será realizado no bairro Vista Linda, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, das 9 às 16 horas.

Devem passar por pesagem as crianças de zero até sete anos e mulheres em idade fértil – de 14 a 44 anos. O objetivo é confirmar se os beneficiários estão cumprindo as exigências na área de saúde, conforme determinado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. O mutirão não se restringe apenas ao Vista Linda, ou seja, famílias beneficiadas moradoras em outros bairros podem participar e atualizar seu cadastro.

No ato do cadastramento, é necessária a apresentação do Cartão Bolsa Família, cartão de vacina das crianças atualizado e, no caso das gestantes, o cartão pré-natal. É importante ressaltar que quem não realizar a pesagem pode ter o benefício bloqueado.

A diretora de Promoção Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Bertioga adverte a necessidade dos usuários do Bolsa Família passarem com seus filhos, periodicamente no pediatria, assim como as gestantes que devem passar pelo ginecologista para consulta. “É importante manter a carteira de vacinação das crianças em dia e cumprir todas as condicionalidades exigidas pelo programa, para não correr o risco de perder o benefício”, alerta a diretora.

Independente do mutirão, quem ainda não realizou o procedimento neste semestre, deve procurar qualquer UBS do Município de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, a fim de garantir a continuidade do benefício, lembrando que a Secretaria de Saúde realiza um acompanhamento sistemático das famílias assistidas pelo programa, que é desenvolvido em parceria com o Governo Federal.

Em Bertioga, o programa é acompanhado por três secretarias: de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, que basicamente realiza a atualização dos cadastros; de Saúde que realiza a verificação do peso e altura; e de Educação, que avalia a frequência dos estudantes que fazem parte do programa.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal, destinado a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais com renda de até R$ 156,00 por pessoa. A habilitação, seleção e concessão do benefício são de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Para receber o benefício, os inscritos devem cumprir vários compromissos nas áreas de saúde, educação e assistência social, como frequência escolar, acompanhamento do calendário vacinal, exame pré-natal das grávidas e atualização anual dos dados cadastrais.

Serviço

A UBS fica na Rua Alzemiro Balio, s/nº - Vista Linda. Mais informações na Secretaria de Desenvolvimento Social , Trabalho e Renda pelo telefone 3317-6634.