Prefeitura realiza plantio de mudas em diversos pontos da Anchieta

2 de outubro de 2018

Prefeitura realiza plantio de mudas em diversos pontos da Anchieta

Bertioga caminha para ser cada vez mais uma cidade sustentável e com mais áreas verdes. A Secretaria de Meio Ambiente, com do projeto “Floresta Urbana” está plantando mudas por vários locais da Cidade. Ao longo da Avenida Anchieta, foram plantadas mais de 150 mudas de espécies nativas. Os bairros contemplados foram o Jardim Canções, Ana Paula e Jardim Rafael.

No trecho de 350 metros de comprimento que compreende o Jardim Canções e Ana Paula, foram plantas 75 mudas de Ipês Amarelo, Branco e Roxo. Já o trecho de 500 metros no Jardim Rafael ganhou 85 mudas de Quaresmeira, Manacá da Serra, Guanandi, Saboneteira e Aroeira Pimenteira.

Está previsto o plantio de mais de 300 árvores em área de aproximadamente 1100 metros de comprimento na avenida Anchieta.

Em 2017, o projeto começou com o enriquecimento no trecho da Avenida Anchieta, no Maitinga e o plantio da Av. Manoel da Nóbrega e ruas Antônio Saldanha e Bartolomeu Fernandes Gonçalves. Essas áreas receberam mais de 40 mudas de Quaresmeira, Resedá, Pau ferro e Ipês amarelo, rosa e roxo.

A ação faz parte das diversas atividades da Prefeitura que mantém há anos o selo Município Verde Azul, selo que premia anualmente as cidades paulistas que desenvolvem atividades e projetos para melhorar a qualidade de vida da população, aliados à preservação do meio ambiente.

POPULAÇÃO PODE PLANTAR

A Prefeitura realiza serviço de doação de mudas, para que a população possa plantar árvores e melhorar a qualidade de vida da comunidade. Basta solicitar uma muda do Viveiro de Plantas Educador Ambiental Leopardo Francisco da Silva- Seo Leo”, pelo programa “Adote uma Árvore.” O viveiro disponibiliza uma média de 30 mudas por semana. Desde sua criação, em 2012, o local já liberou mais de 10 mil mudas provenientes de compensações e licenciamentos ambientais e que estão aptas a serem replantadas.

A proposta do programa do Núcleo de Educação Ambiental é dar mais cor às ruas e quintais do Município. Para isso, são disponibilizadas para a população, mudas de árvores floríferas e de folhagem: pata de vaca, reseda, quaresmeira, aroeira-pimenteira, pau-cigarra, ipê-rosa, ipê-branco e pau-d’alho.

Ao aderir o programa, o contribuinte deve se comprometer a cumprir as condições para plantio da muda, que é escolhida pelos técnicos do Viveiro de Plantas. O local deve oferecer condições ideais, como ter guia e sarjeta e não estar próximo a bocas de lobo.

O “Programa Adote uma Árvore” faz parte do Plano Municipal de Arborização, que identificou as espécies existentes nas ruas e praças da Cidade e determinou a possibilidade do plantio da arborização.
Os interessados em adotar uma árvore devem apresentar documento com foto e comprovante de residência para fazer o cadastro na Secretaria. O Viveiro de Plantas está localizado Rua Manoel Gajo, ao lado da Delegacia de Polícia. O telefone é 3317-4599.