Prefeitura realiza roda de conversa sobre dependência na Casa de Passagem

15 de março de 2019

Prefeitura realiza roda de conversa sobre dependência na Casa de Passagem

Esta semana foi realizada roda de conversa no Albergue Municipal - Casa de Passagem Renascer. O encontro promovido pelos centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) abordou a dependência de álcool e outras drogas.

O objetivo da ação foi levar esclarecimentos sobre o tema aos usuários e trabalhadores do local. Outro assunto abordado foi a violência. Participaram as psicólogas Vanessa Xavier Oliveira e Beatriz Stricagnoli, o educador Rogério Venâncio além de técnicos, funcionários e usuários do equipamento.

CASA DE PASSAGEM

Está situada na esquina da Rua Ayrton Senna com a Rua Manoel Gajo, 1108. O serviço conta com atendimento especializado de Assistente Social e Psicólogo para a construção de projetos de vida e/ou a reinserção na família. Fornece alimentação, estadia, cuidados com a higiene e transporte ao município ou estado de origem.

CAPS

No CAPS, são atendidas pessoas com transtorno mental. A equipe é composta por psicólogo, enfermeira, auxiliares de enfermagem, cozinheira, médica psiquiatra, funcionários administrativos, assistentes sociais, entre outros. Também é feito o trabalho de orientação à família, grupos de apoio, rodas de conversa, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atividades festivas com foco no bem-estar e na reabilitação psicossocial.

CREAS

É uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Atende famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; entre outras.