Prefeitura realiza visita virtual em nascente modelo de Bertioga

16 de dezembro de 2020

Prefeitura realiza visita virtual em nascente modelo de Bertioga

Localizada no Morro dos Vergaras, no Sítio São João, está a nascente modelo de Bertioga que faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Itapanhaú. O título se deve à recuperação feita em 2017 pela Prefeitura e a comunidade local, restabelecendo características e funções ecológicas da nascente, um recurso essencial para a vida.

Devido aos protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19, a visita monitorada à nascente, que costuma acontecer todos os anos, foi adaptada para ocorrer virtualmente. Diante disso, a secretaria de Meio Ambiente gravou um vídeo e disponibilizou nas redes sociais do Centro de Educação Ambiental para aproximar o público da experiência.

Neste ano foi realizada a manutenção do local por meio do plantio de cinco mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, remoção do excesso de matéria orgânica da nascente e de resíduos sólidos em seu entorno.

Além da visitação à nascente, outros vídeos foram disponibilizados pela pasta, com o intuito de educar, auxiliando também a plataforma virtual da rede municipal de ensino, entre eles: Erosão do Solo, Proteção das Nascentes, Queimada Urbana e Coleta Seletiva. Todos podem ser conferidos no Instagram e Facebook: @neabertioga.