Prefeitura realiza vistoria de controle da poluição em veículos públicos e terceirizados

26 de dezembro de 2022

Neste mês de dezembro, mais de 130 veículos públicos e terceirizados receberam o selo de inspeção veicular “Minha Pegada é Verde”. A vistoria atende a Lei Municipal nº 860/2009, sobre controle da poluição atmosférica.

A fiscalização também corresponde à diretriz “Qualidade do Ar” do “Programa Município VerdeAzul” do Estado de São Paulo. O objetivo da vistoria é desenvolver políticas públicas, bem como ações que provoquem a diminuição da pegada de carbono, emissão ou consumo excessivo de CO2 no planeta.

A avaliação, que acontece anualmente, foi realizada através da “Escala Ringelmann”, que compara a fumaça, onde é feita uma comparação visual se há emissão de gases.

Nenhum veículo foi reprovado e todos se mantiveram conforme a legislação. Para qualificar a conformidade dessa frota veicular, é colocado o selo “Minha Pegada é Verde” identificando os veículos já avaliados.

Queimadas urbanas

A Prefeitura, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Município, realizou a capacitação para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre “Queimadas urbanas”, entre novembro e dezembro. A ação de educação ambiental cumpre as diretivas de qualidade do ar do Programa Estadual ‘Município VerdeAzul’ (PMVA).

Os encontros contaram com a presença de 52 alunos da Escola Municipal Giusfredo Santini, do Jardim Vicente de Carvalho, e foram realizados no Centro de Educação Ambiental, Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo’ Leo, nos Polos Jardim Vista Linda e Boracéia. Foram abordados pontos importantes sobre a consequência das queimadas, equipamentos de proteção, forma correta de uso, a diferença entre queimadas em propriedade privada e acidentes com fogo em residências e comércios.