17 de maio de 2019
Prefeitura recolhe das ruas quase 3 toneladas de pneus usados em Bertioga
Ação faz parte das atividades de combate à dengue. Material será reciclado
Na terça-feira (24), a Prefeitura de Bertioga recolheu em diversos bairros do Município quase 3 toneladas de pneus velhos. A ação faz parte dos trabalhos da “Campanha Estadual de Coleta de Pneus Usados” e de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya. O trabalho foi realizado pela segunda vez em Bertioga, feito em parceria pela Diretoria de Vigilância em Saúde, por meio do Programa Municipal de Combate às Arboviroses, com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos.
Segundo a coordenadora do IEC (Informação, Educação e Comunicação) de Bertioga, Elisângela Penha, foram retirados das ruas 2.990 kg de pneus, em pontos estratégicos da Cidade, que possivelmente poderiam virar criadouros do mosquito. “Levamos todo material para o Centro de Gerenciamento e Beneficiamento de Resíduos, e na semana que vem a empresa vai levar os pneus para reciclagem”, diz.
DENGUE
O combate à doença acontece durante o ano todo em Bertioga. A Prefeitura mantém um importante canal de comunicação com a população para evitar as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti: o “Disk Dengue”, linha (13) 3317-6273, do Programa Municipal de Combate às Arboviroses, dedicada a receber denúncias de focos e criadouros que ameacem a saúde pública.
As queixas são encaminhadas para os agentes de combate a endemias da Diretoria de Vigilância em Saúde, que vão até o local. Na abordagem, conscientizam os moradores para retirar objetos que possam acumular água parada e focos de criação do Aedes. A maioria das denúncias é de ferros velhos clandestinos e imóveis que acumulem objetos.
A Vigilância em Saúde trabalha durante todo o ano para combater o mosquito transmissor das doenças chamadas arboviroses. Os agentes saem a campo diariamente, visitando pessoas que tenham as contraído e os imóveis ao redor das residências dos doentes, identificando possíveis focos e conscientizando. É de extrema importância que os moradores recebam os agentes e sigam as orientações de prevenção e de eliminação de criadouros.