Prefeitura trabalha para conter invasões no bairro Chácaras

15 de março de 2019

Prefeitura trabalha para conter invasões no bairro Chácaras

A Prefeitura de Bertioga deu mais um importante passo para o controle e reorganização do bairro Chácaras. Nesta semana foi realizado, através de drone, um levantamento fotográfico em alta resolução para mapear todo o bairro. Com isso será possível identificar todas as edificações do local. Conter o desmatamento irregular e evitar novas ocupações e ampliações das casas existentes são as metas das ações.

A tecnologia contribui para documentar a situação real do bairro. Esse trabalho será feito periodicamente e possibilitará que qualquer mudança seja detectada facilmente.

As ações são realizadas em parceria com as Secretárias de Obras e Habitação, Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Serviços Urbanos, Segurança e Cidadania e Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, além do Ministério Público de Bertioga, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Sabesp.

É importante que a população ajude a congelar a área, denunciando invasões ou novas construções, pelo telefone (13) 3317-7077.

ENTENDA A SITUAÇÃO

Por conta das ocupações irregulares, um processo judicial embargou o bairro Chácaras em 2018. Desde então, foi organizado um plano de estratégias e objetivos. Como medida preliminar foi realizada a instalação de placas informativas, implantação de barreiras físicas e os comércios da região foram orientados sobre a proibição de entrega de materiais de construção e aterro.

Nos próximos meses devem ser instaladas câmeras de monitoramento, feita a identificação documental da área e levantamento socioeconômico dos ocupantes. Serão coletadas informações para entender a realidade do local, estancar o crescimento desordenado e desenvolver projeto de requalificação do bairro.

De acordo com o Diretor de Habitação, esta é a comunidade com maior número de famílias habitando, existem áreas de risco e há pouca infraestrutura, além da importância ambiental, já que está localizada próximo ao Rio Itapanhaú.