Prefeitura trabalha para garantir diretos da Pessoa com Deficiência

28 de agosto de 2018

Prefeitura trabalha para garantir diretos da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Bertioga está atuando para oferecer um trabalho de excelência às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, principalmente na área de saúde, educação e esporte.

“Nessa gestão nós encontramos facilidades para atender as necessidades e os direitos das pessoas com deficiência”, afirma a presidente do Condefi (Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência).

“Em um ano e meio conseguimos atingir 100% do número de funcionários que precisávamos para a reabilitação das crianças. Entre os profissionais, temos terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, psicólogo, psicopedagoga, terapia de água e terapia de solo”, conta a coordenadora do Nace (Núcleo de Apoio à Criança Especial), Fabiana Bonifácio.

O trabalho do Nace é fundamental para as crianças especiais, pois a estimulação precoce auxilia na autonomia. “Um pouquinho de ganho é muito para uma mãe que tem um filho deficiente”, diz a coordenadora.

Outro importante parceiro da Prefeitura é a Apae da Cidade, que atende 54 alunos e conta com funcionárias nas áreas de fisioterapia, dança, assistência social, ajudante geral, cozinheira, motorista, monitor, entre outros.

Uma Lei Municipal destinada ao repasse de recursos para a instituição foi encaminhada este mês para aprovação na Câmara Municipal. Com a aprovação da legislação, a entidade passa a contar com R$ 600 mil por ano.

“Esse valor vai beneficiar bastante a entidade, principalmente para pagar funcionários, água, luz e manutenção do ônibus. A Prefeitura tem apoiado muito a gente. Está sempre nos ajudando”, agradece Neide dos Santos, presidente da Apae-Bertioga