Prefeitura triplica número de doses de vacinas em crianças

21 de dezembro de 2018

Prefeitura triplica número de doses de vacinas em crianças

Entre novembro e dezembro deste ano, em um período de pouco mais de 30 dias, a Secretaria de Saúde de Bertioga aplicou mais de 3 mil doses de vacinas em crianças estudantes da Rede de Ensino de Bertioga. Por conta da obrigatoriedade da carteirinha de vacinação atualizada para matrícula e rematrícula, foram aplicadas 3x mais doses em comparação ao mesmo período do ano passado.

Este ano, em conjunto com o Conselho Municipal de Educação, as secretarias de Educação e Saúde decidiram exigir o atestado para matrícula e rematrícula nas creches e escolas do Município. Com isso, o objetivo é estimular a vacinação das crianças, já que as campanhas de vacinação são constantemente prorrogadas porque os responsáveis não levam os filhos para receber as doses.

O pedido de atestado de vacinação provocou uma corrida às Unidades Básicas de Saúde para atualizar as vacinas das crianças. Em algumas UBSs, de cada dez cadernetas, sete estavam com doses atrasadas.

Entre as doses aplicadas, estão as vacinas: Febre Amarela, HPV, SCR (Sarampo, Caxumba, Rubéola), Varicela, Hepatite A, Meningite C, VOP (Poliomielite), Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite por Haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite) e DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche).

Para atualizar as vacinas, a população deve comparecer a qualquer UBS da Cidade. As salas de vacinas estão de portas abertas.

Confira os postos para vacinação:

USF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº (das 9 às 16 horas)
UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº (das 8 às 18 horas)
UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), Bairro Chácaras (das 8 às 18 horas)
UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº (das 8 às 18 horas)
UBS Vicente Carvalho II – Rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho (das 8 às 18 horas)