Prefeitura utiliza corante para identificar esgoto irregular

25 de maio de 2015

Prefeitura utiliza corante para identificar esgoto irregular

Um novo método, eficaz e de baixo custo, está sendo utilizado pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, para identificar possíveis descartes de esgoto na rede de drenagem de águas pluviais.

O sistema ‘caça-esgoto’ utiliza um corante biológico, de várias cores, que é aplicado pelos fiscais da Secretaria na saída da rede de esgotamento sanitário da residência ou estabelecimento comercial. À medida que a água é utilizada dentro do estabelecimento, o corante sai pelo sistema de águas pluviais e é facilmente identificada a irregularidade.

Nesse caso, o proprietário é notificado a proceder a regularização e, e se não forem tomadas medidas, ele poderá ser multado. A lei municipal 294/98 determina multa cujo valor varia entre R$ 300,00 e R$ 5 mil, dependendo da irregularidade.

O método está sendo utilizado em locais que não contam com rede de esgoto e são utilizadas fossas sanitárias. Vale ressaltar que muitas vezes, mesmo com a utilização da fossa, pode haver irregularidades na saída do sistema de esgoto, o que é identificado com a aplicação do corante.

Os fiscais já utilizaram o novo método no bairro de Boracéia, onde foram identificados dois estabelecimentos comerciais com irregularidades no sistema de esgotamento sanitário. Os proprietários foram notificados a regularizar a situação.

O sistema de drenagem de águas pluviais tem como objetivo escoar a água da chuva para canais e posteriormente para a praia. Desta forma, influencia diretamente na balneabilidade das praias.

Para denunciar casos de esgoto irregular os telefones são 3317-7073 (Diretoria de Operações Ambientais) e 3319-8034 (Secretaria de Meio Ambiente).