Procissão marítima comemora Dia do Pescador no domingo (1º)

27 de junho de 2018

Procissão marítima comemora Dia do Pescador no domingo (1º)

Procissão marítima comemora Dia do Pescador no domingo (1º)
A chamada ‘benção dos anzóis’ acontece no Píer Licurgo Mazzoni, Canal de Bertioga
O Dia de São Pedro Pescador (celebrado oficialmente no dia 29) será comemorado com uma grande festa em Bertioga neste domingo (1º). A Paróquia São João Batista e a Colônia de Pescadores Z-23, com o apoio da Prefeitura do Município, realizarão a benção dos anzóis e procissão marítima. As festividades terão início às 15 horas, no Píer Licurgo Mazzoni, situado no Canal de Bertioga, Centro.

A celebração será conduzida pelo padre da Paróquia, com a presença de fiéis, autoridades municipais e sociedade local. A procissão, prevista para as 15h30, contará com embarcações dos pescadores artesanais, pertencentes à Colônia de Pescadores Z-23, e dos praticantes de turismo náutico, que frequentam as marinas do Município.

Ao término da celebração, ocorrerá uma procissão com os fiéis, rumo à Paróquia São João Batista, situada na Rua Júlio Prestes, 69 (Centro), onde às 19h30 horas acontece a missa em homenagem a São Pedro, encerrando oficialmente as comemorações ao Santo protetor dos pescadores.

São Pedro

São Pedro, Apóstolo e pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido o primeiro Papa.

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída à responsabilidade de fazer chover.