
9 de maio de 2025
Procon-Bertioga orienta para as compras do Dia das Mães
Em função da relevância da comemoração do Dia das Mães, o Órgão Municipal de Defesa do Consumidor – Procon-Bertioga, elencou algumas dicas para evitar problemas nesta data, orientando para que os consumidores pesquisem bastante antes de comprar, e observem com atenção os preços e condições de pagamento e parcelamento.
Dicas ao consumidor:
Os consumidores devem tomar alguns cuidados na hora de comprar seus presentes, para não ter problemas:
- Antes de efetuar uma compra pela internet, conhecer o produto que deseja adquirir;
- Nas compras efetuadas fora do estabelecimento comercial o consumidor tem direito ao arrependimento no prazo de sete dias da aquisição ou do recebimento do produto, sem ônus. E para maior segurança, em caso de desistência, faça sempre o cancelamento por escrito;
- Verificar a política de troca após o término deste prazo arrependimento;
- A embalagem de produtos, nacionais ou importados, deve trazer todas as informações em língua portuguesa, tais como: cuidados ao usar, suas características, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento, identificação do fabricante ou importador e registro no órgão de fiscalização (ANVISA);
- Ficar atento ao prazo e condições de entrega, já que existe uma data comemorativa envolvida, podendo haver grande volume de pedidos e as empresas terem problemas de logística para entregar os produtos comprados no prazo.
- No ato do recebimento do produto, só assinar que recebeu após examinar a mercadoria. Havendo irregularidades, relacione no documento e recuse o recebimento.
- Exija sempre a nota fiscal na aquisição de qualquer produto, pois ela é importante caso seja necessário fazer valer os seus direitos.
Alerta para o golpe da falsa venda no dia das mães
Cuidados com cartões:
- Em relação aos cartões, existem dois golpes comuns e que costumam ser aplicados por criminosos em datas comemorativas. Um deles é o da troca. Golpistas que trabalham como vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na maquininha de compra e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com seu cartão e senha, fazem compras usando o seu dinheiro;
- Quando você for fazer uma compra com seu cartão físico, lembre-se dos ‘Sempre’: sempre cheque o valor na tela da maquininha, sempre confira se o cartão que te devolveram é o seu mesmo e sempre passe você o cartão na maquininha. Não entregue cartões para ninguém;
- Já no golpe da maquininha quebrada, o golpista dá para a vítima uma maquininha com o visor danificado ou se posiciona de uma forma que a vítima não veja o preço cobrado na tela. O valor inserido é bem superior ao pedido e o cliente só percebe que fez um pagamento maior depois de um tempo;
- Chegou alguém pedindo para você passar o cartão em uma maquininha com a tela quebrada? Não passe seu cartão em telas com defeito. É golpe. Se acontecer essa situação com você, não aceite fazer pagamentos.
Para fazer compras seguras:
1- Dê preferência aos sites conhecidos para as compras e verifique a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações;
2- Tenha muito cuidado com e-mails de promoções que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link;
3- Sempre desconfie de empresas que pedem pagamentos antecipados e prometem entregas em prazos longos;
4- Verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando existem poucas opções;
5- Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto, pois criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes;
6- Golpistas criam perfis falsos de lojas e patrocinam posts nas redes sociais para enganar o consumidor. Verifique se a página tem selo de autenticação e número de seguidores compatíveis. Desconfie de páginas recém-criadas
7- De preferência para o uso de cartão virtual nas compras online;
8- Se for fazer uma compra presencial com cartão, sempre confira o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha;
9- Insira você mesmo o cartão na maquininha. Caso tenha entregado o cartão ao vendedor, sempre verifique se o cartão devolvido é realmente o seu. Golpistas costumam aproveitar o momento de empolgação e aglomeração no comércio de rua para trocar o seu cartão;
10- Se for pagar com PIX, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência. A mesma dica vale para pagamentos com boletos.
Serviço
O Órgão Municipal de Defesa do Consumidor-Procon Bertioga, está disponível para comerciantes e consumidores pelos telefones (13) 3319-9705 ou (13) 3319-9708 (WhatsApp), ou pelo e-mail: procon@bertioga.sp.gov.br
Os canais estão disponíveis para orientações, informações, reclamações e denúncias.
Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 13:00h às 16:00h, na Rua Rafael Costabile, 716 - Centro
Para baixar o Código de Defesa do Consumidor, acesse: www.procon.sp.gov.br
Dicas ao consumidor:
Os consumidores devem tomar alguns cuidados na hora de comprar seus presentes, para não ter problemas:
- Antes de efetuar uma compra pela internet, conhecer o produto que deseja adquirir;
- Nas compras efetuadas fora do estabelecimento comercial o consumidor tem direito ao arrependimento no prazo de sete dias da aquisição ou do recebimento do produto, sem ônus. E para maior segurança, em caso de desistência, faça sempre o cancelamento por escrito;
- Verificar a política de troca após o término deste prazo arrependimento;
- A embalagem de produtos, nacionais ou importados, deve trazer todas as informações em língua portuguesa, tais como: cuidados ao usar, suas características, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento, identificação do fabricante ou importador e registro no órgão de fiscalização (ANVISA);
- Ficar atento ao prazo e condições de entrega, já que existe uma data comemorativa envolvida, podendo haver grande volume de pedidos e as empresas terem problemas de logística para entregar os produtos comprados no prazo.
- No ato do recebimento do produto, só assinar que recebeu após examinar a mercadoria. Havendo irregularidades, relacione no documento e recuse o recebimento.
- Exija sempre a nota fiscal na aquisição de qualquer produto, pois ela é importante caso seja necessário fazer valer os seus direitos.
Alerta para o golpe da falsa venda no dia das mães
Cuidados com cartões:
- Em relação aos cartões, existem dois golpes comuns e que costumam ser aplicados por criminosos em datas comemorativas. Um deles é o da troca. Golpistas que trabalham como vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na maquininha de compra e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com seu cartão e senha, fazem compras usando o seu dinheiro;
- Quando você for fazer uma compra com seu cartão físico, lembre-se dos ‘Sempre’: sempre cheque o valor na tela da maquininha, sempre confira se o cartão que te devolveram é o seu mesmo e sempre passe você o cartão na maquininha. Não entregue cartões para ninguém;
- Já no golpe da maquininha quebrada, o golpista dá para a vítima uma maquininha com o visor danificado ou se posiciona de uma forma que a vítima não veja o preço cobrado na tela. O valor inserido é bem superior ao pedido e o cliente só percebe que fez um pagamento maior depois de um tempo;
- Chegou alguém pedindo para você passar o cartão em uma maquininha com a tela quebrada? Não passe seu cartão em telas com defeito. É golpe. Se acontecer essa situação com você, não aceite fazer pagamentos.
Para fazer compras seguras:
1- Dê preferência aos sites conhecidos para as compras e verifique a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações;
2- Tenha muito cuidado com e-mails de promoções que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link;
3- Sempre desconfie de empresas que pedem pagamentos antecipados e prometem entregas em prazos longos;
4- Verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando existem poucas opções;
5- Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto, pois criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes;
6- Golpistas criam perfis falsos de lojas e patrocinam posts nas redes sociais para enganar o consumidor. Verifique se a página tem selo de autenticação e número de seguidores compatíveis. Desconfie de páginas recém-criadas
7- De preferência para o uso de cartão virtual nas compras online;
8- Se for fazer uma compra presencial com cartão, sempre confira o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha;
9- Insira você mesmo o cartão na maquininha. Caso tenha entregado o cartão ao vendedor, sempre verifique se o cartão devolvido é realmente o seu. Golpistas costumam aproveitar o momento de empolgação e aglomeração no comércio de rua para trocar o seu cartão;
10- Se for pagar com PIX, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência. A mesma dica vale para pagamentos com boletos.
Serviço
O Órgão Municipal de Defesa do Consumidor-Procon Bertioga, está disponível para comerciantes e consumidores pelos telefones (13) 3319-9705 ou (13) 3319-9708 (WhatsApp), ou pelo e-mail: procon@bertioga.sp.gov.br
Os canais estão disponíveis para orientações, informações, reclamações e denúncias.
Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 13:00h às 16:00h, na Rua Rafael Costabile, 716 - Centro
Para baixar o Código de Defesa do Consumidor, acesse: www.procon.sp.gov.br