Proerd forma mais de 400 alunos da rede municipal na luta contra as drogas

10 de junho de 2022

Proerd forma mais de 400 alunos da rede municipal na luta contra as drogas

A luta contra as drogas ganhou um reforço neste ano em Bertioga. Em clima de festa, ao todo, 429 alunos da rede municipal de ensino receberam na manhã desta sexta-feira (10), a certificação do Proerd 2022 (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência). A cerimônia aconteceu na quadra da Escola Municipal José de Oliveira Santos, no Rio da Praia. 

 

A realização do Proerd é viabilizada pela Polícia Militar em parceria com o Município. A iniciativa tem como objetivo a prevenção do uso das drogas. Durante as aulas oferecidas pelo programa, policiais militares ensinam crianças e adolescentes sobre a importância de se manterem longe de entorpecentes e da violência. 

 

O programa teve duração de três meses nas escolas, envolveu alunos do ensino fundamental, de cinco unidades de ensino: EMEIF Boraceia, EM José Carlos Buzinaro, EM Hilda Strenger Ribeiro, EM Jardim Vista Linda e EMEIF Genésio Sebastião dos Santos.

 

O secretário de Educação, Rubens Mandetta, falou sobre a relevância do ensino antidrogas no ambiente escolar. “A proposta vai muito além de apenas instruir a não utilizar drogas, garante ao aluno a distância em relação a criminalidade, além de promover a autoestima e a valorização da escola”, declarou Mandetta. 

 

Para o segundo semestre, está previsto a continuidade do Proerd em outras escolas municipais da Cidade, entre elas: EM José de Oliveira Santos, EM Governador Mário Covas, EM Professor José Inácio Hora, EM Profª Cristina dos Santos, EM Profº Delphino Stockler de Lima, EM Giusfredo Santini e EMEIF Caiubura. O curso prevê a participação de cerca de 500 alunos. 

 

PROERD

O Proerd, implantado no Brasil em 1992, consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias, onde ensinam crianças e adolescentes do ensino fundamental os perigos das drogas e como agir

 

Entre os temas trabalhados com os alunos estão: autoestima, efeitos das drogas, e como viver longe de entorpecentes, ter uma vida saudável e com responsabilidades.