Professores da Rede Municipal recebem capacitação sobre Planejamento Urbano e Plano Diretor

27 de maio de 2018

Com intuito de preparar os professores da Rede Municipal de Ensino para abordar assuntos relativos ao Planejamento Urbano e ao Plano Diretor em sala de aula, os docentes participaram de algumas palestras sobre esses temas, no primeiro semestre deste ano. Desta forma, a Secretaria de Planejamento Urbano espera envolver professores, pais e alunos, que podem colaborar como multiplicadores dessas informações, visando à ampliação da participação popular nas decisões da cidade.

O curso teve como tema “Bertioga quando eu crescer: Desafios do planejamento e visão de futuro”. Ao todo, foram cinco encontros presenciais, sendo que 20 educadores participaram das aulas.

Os encontros versaram sobre a história da Cidade, Plano Diretor, cidades inteligentes e sustentáveis, meio ambiente, planejamento urbano, além da aplicação pedagógica e criação da cápsula do tempo (para serem utilizadas nas escolas com os alunos).

Após as aulas presenciais, o curso continuou com atividades online, à distância, nas quais os professores tiveram que utilizar o tema planejamento com os alunos, em sala de aula, e finalizar elaborando a cápsula do tempo.

Os palestrantes foram o diretor municipal de Habitação, secretário municipal de Planejamento Urbano, a coordenadora de Desenvolvimento Urbano, coordenadora de Habitação, e a coordenadora de Educação Ambiental, além de estagiários da Educação Ambiental e o chefe da Divisão de Pessoal da Educação.

Esta semana, a coordenadora de Desenvolvimento Urbano esteve na NEIM Oswaldo Justo, com a professora Meliana, e na NEIM Teodoro Quirino, com a professora Valéria, para buscar as cápsulas do tempo que os alunos haviam produzido.

“Todas essas cápsulas ficarão guardadas em um baú fechado com cadeado, na Prefeitura de Bertioga. Este equipamento somente poderá ser aberto em 2028, pelo prefeito da época”, explicou Giuliana.