Professores e alunos da rede municipal visitam Parque das Neblinas

21 de junho de 2018

Professores e alunos da rede municipal visitam Parque das Neblinas

Ação faz parte do projeto de educação ambiental “Meu Ambiente”, firmado pela Prefeitura com o Instituto Ecofuturo

Os professores e alunos da rede municipal de ensino de Bertioga já começaram a visitar o Parque das Neblinas, localizado na divisa entre o Município e a cidade de Mogi das Cruzes. A ação faz parte das atividades do projeto de educação ambiental “Meu Ambiente”, que é uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Ecofuturo. A iniciativa se originou das secretarias de Educação e Meio Ambiente.

Com foco na vivência e trabalho continuado de mestres e alunos, as crianças participam de trilhas, atividades educativas e também degustação de pratos feitos com ingredientes da Mata Atlântica. Eles aprendem na prática a importância de preservar a natureza. No local, ainda tem café da manhã, almoço e trilhas guiadas por monitores do parque, tudo gratuitamente.

Ao todo, as atividades levarão este ano, mais de 400 alunos e professores da rede municipal para conhecer o Parque. Além disso, haverá encontros para os educadores, no próprio Parque e no Viveiro de Plantas Seo Léo, em Bertioga. O transporte para as turmas é oferecido pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA).

O PROGRAMA

O “Meu Ambiente”, programa de educação socioambiental do Instituto Ecofuturo, realizado com escolas públicas da região do Parque das Neblinas, em São Paulo, promove a valorização da natureza como espaço educador.

Por meio de encontros, projetos desenvolvidos em sala de aula e da vivência no ambiente natural, a iniciativa estimula a reflexão sobre a importância de atividades ao ar livre e da conservação da Mata Atlântica e sua biodiversidade, na mesma medida em que valoriza o indivíduo, sejam educadores ou alunos. Desde 2010, o programa já impactou mais de 4 mil estudantes e 110 educadores, de cerca de 40 escolas de Mogi das Cruzes.

PARQUE DAS NEBLINAS

Situado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, em São Paulo, o Parque das Neblinas é uma reserva privada, gerida pelo Instituto Ecofuturo. Cumpre um importante papel na conservação dos recursos naturais da Serra do Mar paulista, contribuindo para a proteção do maior contínuo de Mata Atlântica do Brasil, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba. O acesso se dá pelo distrito de Taiaçupeba, município de Mogi das Cruzes.

O Parque desenvolve ações que reforçam sua vocação para a conservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável, além de contribuir com conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. Por esses motivos, é reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, pelo Programa Homem e Biosfera, da UNESCO. Com 6 mil hectares, o Parque conserva a bacia do rio Itatinga e promove pesquisa científica, manejo florestal, educação socioambiental, proteção da biodiversidade, restauração da Mata Atlântica e visitação.