Programa Saúde na Escola leva orientações sobre saúde bucal para os alunos do Guaratuba

23 de abril de 2024

Seguindo o cronograma aberto no ano passado, a prefeitura de Bertioga realizou mais uma etapa do Programa Saúde na Escola (PSE). Nesta terça-feira (23), dentistas do programa realizaram orientações para pais e alunos da Escola Municipal José Carlos Buzinaro, no Guaratuba.

O PSE conta com nutricionista, fisioterapeuta equipes de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentista, que atendem crianças e adolescentes das escolas públicas e tem o compromisso de deixar o Sistema Único de Saúde (SUS) mais perto do cidadão. O programa é bienal e, além das ações de saúde bucal, são realizadas atividades de educação sexual reprodutiva, vacinação, saúde mental, entre outros.

O programa busca contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, bem como no enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino do Município.

Esta é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio de ações da saúde. Em Bertioga, o programa é coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde de Bertioga.