Programa Via Rápida entrega certificados dos cursos de Imagem Pessoal

30 de junho de 2014

Programa Via Rápida entrega certificados dos cursos de Imagem Pessoal

DIC - 27/06/2014

O mercado de trabalho de Bertioga ganhou um grupo de 60 profissionais recém-qualificados na área de Imagem Pessoal. A formatura aconteceu na quarta-feira (25), quando foram entregues os certificados dos cursos de ‘Assistente de Cabeleireiro’, ‘Maquiador’ e ‘Manicure/Pedicure’, disponibilizados pela Prefeitura de Bertioga por meio do programa ‘Via Rápida Emprego’, do Governo do Estado.

Na segunda-feira (30) terá início mais dois cursos do programa Via Rápida, na área de transporte e carga: ‘Arrumador e Conferência de Carga’ e ‘Logística Básica’, ministrados em parceria com o Sest/Senat.

“Fico muito orgulhoso de ver nossa comunidade preocupada em se qualificar, buscando melhorar a qualidade de vida”, comentou o prefeito de Bertioga, que participou da cerimônia realizada no Espaço Cidadão-Centro.

Os cursos aconteceram na unidade móvel do Via Rápida, em parceria com o Centro Paula Souza, que ficou estacionada no canteiro central da Avenida Anchieta, em frente ao Espaço Cidadão-Centro. A carreta com cerca de 40m² simula um salão de beleza, com área de lavatórios, cadeiras especiais para cabeleireiros, espelhos, secadores, carrinhos de manicure, equipamentos para esterilização de materiais e outros.

A aceitação dos cursos na área de imagem pessoal foi um sucesso, com cerca de 300 inscrições. A seleção das pessoas que participam dos cursos é feita pelo Centro Paula Souza. Talita Lins de Oliveira considerou o aproveitamento do curso muito bom. “Eu já trabalhava como manicure e sempre ajudava os cabeleireiros no salão, agora tenho a qualificação como auxiliar”.

O Sebrae, com apoio da Prefeitura de Bertioga, realizou palestra na tarde desta quarta-feira (25) sobre a lei de Microempreendedor Individual. O objetivo foi orientar os formandos sobre as vantagens oferecidas pela lei de MEIs para que eles possam trabalhar dentro da legalidade.

Transporte e carga

A Prefeitura de Bertioga disponibilizou para a comunidade mais dois cursos do programa Via Rápida, na área de transporte e carga: ‘Arrumador e Conferência de Carga’ e ‘Logística Básica’, que serão ministrados em parceria com o Sest/Senat. O início das aulas é segunda-feira (30), no Espaço Cidadão-Centro.

Assim como na área de Imagem Pessoal, para estes cursos também será oferecida bolsa-auxílio no valor de R$ 460,00, sendo R$ 210,00 por mês, de acordo com a duração do curso, R$ 150,00 de subsídio para o transporte, e auxílio-alimentação de R$ 100,00. O aluno recebe gratuitamente todo material didático.

Vale ressaltar que as inscrições para os cursos de qualificação pelo programa são permanentes, isto é, o interessado pode se cadastrar a qualquer momento, indicando uma área que tenha interesse. Diante da demanda, a Prefeitura de Bertioga solicita a disponibilização dos cursos para a Cidade. Para inscrição é necessário acessar o site www.viarapida.sp.gov.br .

Apoio

A realização dos cursos do Via Rápida foi possível por intermédio de pedido do vereador Antônio Rodrigues Filho ao deputado estadual Estevão Galvão (DEM). Rodrigues também esteve presente à cerimônia, bem como o vereador Pacífico Júnior.