Programas garantem  segurança e bem estar aos turistas

31 de dezembro de 2014

Programas garantem segurança e bem estar aos turistas

Uma nova estratégia de atendimento ao trade turístico já está em funcionamento em Bertioga. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, implantou o programa ‘Ronda Turística’ que vai garantir segurança e bem estar 24 horas aos usuários de hotéis, pousadas, restaurantes e demais receptivos turísticos durante a temporada de verão.

O ‘Ronda Turística’ é uma parceria entre a Prefeitura de Bertioga, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), e a Polícia Militar, que garante uma força-tarefa para o atendimento de ocorrências. Conforme explica o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Luiz Carlos Pacífico Júnior, a PM e a GCM são acionadas para atendimento específico dos estabelecimentos. “O objetivo é agilizar e dar mais qualidade ao atendimento nesses locais que concentram maior quantidade de pessoas, principalmente turistas”.

Todas as demais ações, desde a abordagem até a lavratura do Boletim de Ocorrência, se for o caso, seguem os procedimentos estabelecidos pelas corporações, tanto da PM quanto da GCM. A novidade, segundo o secretário, é o canal exclusivo de atendimento. Ele ainda faz questão de frisar que a parceria só foi possível graças ao reforço de policiamento garantido pela ‘Operação Verão’, do Governo Estadual, que destinou mais policiais e viaturas para o Município.

O secretário ainda lembra que a ‘Ronda Turística’ não vai prejudicar a segurança nos demais segmentos da comunidade. “Todos os anos, a Polícia Militar realiza um excelente trabalho de segurança na nossa Cidade e este ano o comando da PM nos atendeu prontamente em mais essa estratégia de atendimento aos turistas, que traz mais segurança diretamente à comunidade”.

Orientador Turístico

Outra estratégia de atendimento ao turista desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga é o ‘Orientador Turístico’. Uma equipe composta por 80 pessoas foi capacitada para prestar atendimento aos turistas em toda a orla da praia, no Centro, local de maior concentração.
Os orientadores estão identificados com camisetas brancas, com o nome do programa. Eles circularão por toda a orla, das 6 às 22 horas, prestando informações sobre pontos turísticos, telefones úteis, localização de equipamentos públicos, como Pronto Socorro, Delegacia de Polícia, entre outros.

Uma importante ação dos ‘Orientadores Turísticos’ é a divulgação de estabelecimentos comerciais, como hotéis, pousadas, restaurantes, além das atrações culturais, musicais e de lazer na Cidade. Os estabelecimentos interessados em divulgar o trabalho junto ao grupo deve encaminhar, até o próximo dia 05, o material, como cartões de visita e folhetos para a Casa da Cultura, que fica na Avenida Thomé de Souza, 130, Centro. O horário de funcionamento é das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, e o telefone é 3319-9150.

Com o objetivo de disciplinar o uso dos espaços públicos e garantir que todos tenham a melhor estadia possível na Cidade, o grupo ainda vai dar orientações para moradores e turistas sobre restrições como uso de alto-falantes e a utilização de equipamentos públicos nos jardins, entre outras. Essa medida torna-se necessária em virtude da grande quantidade de pessoas que já começam a circular pela Cidade. “Queremos que todos, moradores e turistas, possam usufruir das belezas de Bertioga de maneira democrática e preservando nosso patrimônio”, reforçou o secretário de Turismo, Esporte e Cultura.

Todas as estratégias de atendimento ao turista foram determinadas pelo prefeito Mauro Orlandini, que reconhece a importância da geração de emprego e renda proveniente desse segmento. “O turista bem acolhido e bem atendimento divulga a Cidade e sempre retorna, promovendo um ciclo de negócios importante para Bertioga”.