Programe-se: confira a agenda cultural de Bertioga deste fim de semana

25 de fevereiro de 2022

Programe-se: confira a agenda cultural de Bertioga deste fim de semana

Bertioga conta com atrações para toda a família durante a semana e o fim de semana. Na programação, feiras de artesanatos, exposição no Forte São João e passeio por pontos turísticos da Cidade com personagens históricos.

Os eventos fazem parte do calendário “Bertioga é + diversão e aventura 365” dias e são realizados seguindo protocolos sanitários.

Confira a programação:

PROJETO CENAS ITINERANTES

O passeio pelo Forte São João, Parque dos Tupiniquins e Boulevard ganhou um atrativo a mais. Com o Cenas Itinerantes, personagens históricos ganham vida em uma intervenção artística que conta e revive as memórias de Bertioga.

O projeto, que faz parte da programação Agita Bertioga, acontece neste sábado (26), domingo (27), segunda (28) e terça (1°), das 14 às 18 horas.

Produzido pela Cia Teatral Armageddon, o projeto narra histórias baseadas em relatos de personagens importantes para Bertioga. Entre eles estão: Martim Afonso de Souza, Capitão Estácio de Sá e sua esposa Maria Rodrigues; Hans Staden; os padres Anchieta e Manoel da Nóbrega e os indígenas Cunhambebe e Cairuçu.

Com figurinos de época, os atores encenam acontecimentos que marcaram a história da Cidade e interagem com os visitantes.

Quem visitar os pontos turísticos, poderá também aprender um pouco mais sobre o desenvolvimento da cidade e a construção do Forte São João, primeira fortaleza do Brasil e candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

EXPOSIÇÃO DO FORTE SÃO JOÃO, EM PARCERIA COM O SESC

Para quem deseja se aprofundar na história de Bertioga e do Brasil, o Forte São João é o lugar ideal. A fortaleza está com uma exposição inédita. A visitação é gratuita e ocorre de terça a domingo, das 9 às 18 horas. A classificação é livre e não é necessário agendamento.

A atração é realizada por meio da parceria entre a Prefeitura de Bertioga e o Sesc, com o apoio do Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

A exposição apresenta a história do Brasil, do Forte e também do Município através de diversos pontos de vista, aproximando os bens culturais tombados às comunidades locais contemporâneas, preservando e rememorando os registros históricos brasileiros.

FEIRA DE ARTESANATOS

Quem quer comprar uma lembrancinha da cidade ou presentear uma pessoa querida, não pode deixar de visitar a Feira de Artesanatos, no Espaço Cultural Praia, na Praia da Enseada. A Feira de Artesanatos estará funcionando no sábado (26), domingo (27) e segunda-feira (28), das 14 às 22 horas.

FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

A ‘Feira Artes e Aromas da Mata Atlântica, Sabores Caiçara’ acontece os sábados, das 15 às 19 horas, no Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo Leo’.

No local, moradores e turistas poderão aproveitar o melhor da culinária sustentável, inclusive opções veganas, feitas com produtos da Mata Atlântica. Além disso, a feira possui artesanatos produzidos por meio de materiais reciclados e recolhidos nas praias, ecojóias, decorações ecológicas, cosméticos naturais, chás, xaropes e muito mais.

– Parque dos Tupiniquins – Av. Vicente de Carvalho, 702 – Centro.

– Forte São João – Av. Vicente de Carvalho, 702 – Centro (dentro do Parque dos Tupiniquins)

– Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo Leo’ – Rua Manoel Gajo, 1080, Centro.

– Espaço Cultural Praia – Avenida Tomé de Souza, s/n, Praia da Enseada –Centro.