‘Projeto Arandu’ promove ensino da cultura indígena na rede municipal

29 de setembro de 2015

‘Projeto Arandu’ promove ensino da cultura indígena na rede municipal

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação, está lançando um projeto que tem por objetivo a valorização do povo indígena e sua cultura, reforçando o importante papel dos índios para a história do Brasil. O projeto está sendo desenvolvido para alunos da rede municipal de ensino.

Batizado de ‘Arandu’, o projeto foi apresentado para ao prefeito de Bertioga, na última semana, pelo secretário de Educação, e pelas coordenadoras de Ensino, Solange Cabral Alves e Jaqueline Cabral Alves, e a supervisora de Ensino, Carla Ribeiro Mendes. Arandu, na língua Guarani, significa sabedoria e conhecimento.

O ‘Projeto Arandu’ conta com diversas atividades que envolvem a cultura indígena. O tema já foi lançado na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) – que em Bertioga acontece também em ambiente virtual. Um vídeo mostra um pouco da cultura indígena e são propostas atividades interativas com os professores para serem utilizadas em sala de aula.

A Secretaria de Educação está elaborando um caderno de atividades voltado aos alunos da Educação Infantil ao 5º ano, com a apresentação da língua Guarani. Serão lançados módulos, cada um com uma categoria de palavras e expressões, como saudações, partes do corpo, cores, entre outras. Também será lançado um álbum de figurinhas, com aves da Mata Atlântica, com nome em Guarani. O aluno vai aprender a pronúncia, destacar e colar a figurinha no local correto.

O prefeito elogiou a iniciativa das coordenadoras e sugeriu incluir atividades que possibilitem maior interação da criança e com a possibilidade de manuseio. “As crianças precisam de uma escola diferente, que desafia a inteligência”, comentou.

Decreto

O Decreto 1665/11, de autoria do prefeito Mauro Orlandini, oficializa as aulas de cultura indígena na rede municipal de ensino, levando em consideração as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro.