Projeto “EnCantos do Indaiá” ensina educação ambiental para alunos de Bertioga em parceria com universidade federal

18 de novembro de 2022

A Prefeitura de Bertioga e o Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estão promovendo, desde outubro, o projeto “EnCantos do Indaiá”. A atividade segue até dezembro.

O projeto acontece no Cantão do Indaiá, onde os alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Dr. José Ermírio de Moraes Filho realizam monitoramentos semanais da praia e do costão rochoso, observando organismos em lupas e microscópios.

O objetivo é apresentar características dos animais e os impactos do lixo no mar, como forma de sensibilização para os alunos da rede.

Os monitoramentos e atividades práticas são estruturados por vivências dinâmicas, que aproximam os participantes do estudo do meio, contribuindo assim com a formação cidadã e estimulando a consciência ambiental através da noção de pertencimento.

O projeto é fruto da parceria entre o Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga, das Secretarias de Educação e de Serviços Urbanos, Condema e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

“Essa atividade com os alunos transforma a sala de aula num lugar a céu aberto, onde os livros se tornam vivências nesse rico ecossistema que é o costão rochoso. Eles conhecem de perto as estrelas-do-mar, caranguejos, algas, pepinos-do-mar e outros seres microscópicos que habitam o ambiente. Além de verem de perto como o descarte inadequado de lixo e a poluição ameaçam a saúde deste ecossistema.”, declarou Mylene Lyra, coordenadora de Educação Ambiental.