Projeto ensina valores morais no Neim Chácaras

15 de junho de 2016

Projeto ensina valores morais no Neim Chácaras

Bondade, amizade, sabedoria, serenidade, harmonia são alguns dos valores morais que estão sendo ensinados para os pequenos alunos do Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Chácaras, no Bairro Chácaras, como parte do projeto ‘Portas da Educação’. Em sociedade, os valores morais são essenciais para estabelecer o comportamento, a forma de interação entre os membros e a ordem do cotidiano social.

A decoração da unidade foi elaborada pensando nesses conceitos e as portas das salas de aula estampam cada um deles, sempre com um adereço colorido e alegre, por isso o nome do projeto.

O Neim Chácaras conta com 290 alunos, entre 2 e 4 anos e, apesar da pouca idade, o diretor da unidade, Luiz Aranha, sabe que esses conceitos são absorvidos pelas crianças. “Eles aprendem muito rápido e essa é a idade ideal para iniciar esse trabalho de iniciação dos valores humanos”.

Luciana Ravazzani, professora de 1ª infância, também acredita que todos os conceitos são aprendidos pelos pequenos alunos. “Eles entendem quando o professor está alegre, eles sabem que a escola é um lugar de felicidade e bondade. E os pais também percebem o acolhimento no ambiente escolar. São as portas abertas para educar”.

E o projeto que deixa a escola de cara nova e apresenta um novo conceito na forma de ensinar para as crianças os valores humanos, está se expandindo. A comunidade do Bairro Chácaras também está se envolvendo, por meio da família dos alunos. “Os pais entram na escola e já notam alguma coisa diferente. Eles veem as portas com as palavras e acabam levando isso para fora”, comentou o diretor, reforçando que é um projeto que tem um custo muito baixo e que pode ser aplicado dentro do conteúdo pedagógico da unidade.

Ele diz que a comunidade tem participado muito e que já é possível implantar a gestão participativa e democrática. “Queremos implantar os projetos junto com a comunidade. Temos também a ideia de abrir a escola nos fins de semana, para a comunidade”, revelou o diretor.