Projeto Musicando também atende crianças do Ensino Fundamental

30 de outubro de 2014

Projeto Musicando também atende crianças do Ensino Fundamental

“Costumo dizer nas aulas que a gente tem o som dentro da gente, que começa pelo coração”. A afirmação é do coordenador do projeto Musicando, Sidnei Pontes, que agora além de atender os alunos da Educação Infantil (zero a 05 anos) também está levando as aulas para o Ensino Fundamental, para salas do 1º e 2º ano (06 a 08 anos).

O objetivo do projeto é contribuir com o desenvolvimento intelectual das crianças, por meio da musicalização, e é desenvolvido nas escolas do Município desde 2009. Atualmente, são atendidas cerca de cinco mil crianças de 24 unidades escolares do Município.

O projeto Musicando atende à Lei Federal n° 11.769, de 18 de agosto de 2008, que altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica.

Nas aulas são utilizados instrumentos como xilofone, címbalo, tambor de Napoleão e chocalho. Nesse projeto trabalham cinco professores. “A gente faz um trabalho de coordenação motora, socialização, concentração e lateralidade junto com as crianças. Além disso, trabalhamos as propriedades do som, como ritmos, divisão, intensidade, densidade e timbre”, comentou Pontes.

Início
O projeto piloto do ‘Musicando’ começou a ser executado, em 2009, na Emeif Professor José Inácio Hora, localizada na Rua Dr. Rodrigues Alves, 759, no Centro/Jardim Paulista. “Tive uma experiência ótima em Mogi das Cruzes e trouxe para Bertioga. Apresentei para o prefeito que prontamente aceitou a implantação”.

O trabalho também é realizado com bebês de seis meses. Pontes explica que ao iniciar o trabalho com essa faixa etária, ele começa com a questão sonora. “É um trabalho bem legal. A gente auxilia na questão da fala. Vai conversando com o bebe e cantando pra ele. É um trabalho completamente diferente”, comentou.

A diretora de Gestão Pedagógica, comenta que a Secretaria de Educação tem intenção de ampliar o serviço a outras faixas etárias. “Todo o projeto é pensando em um trabalho pedagógico com planejamento. As crianças aprendem muito. É um trabalho excelente”, disse.