Projeto Reciclos disponibiliza 500 lixeiras para descarte de orgânicos

16 de julho de 2018

Projeto Reciclos disponibiliza 500 lixeiras para descarte de orgânicos

Os moradores da área amostral do Projeto de Reciclos, no Centro, já podem retirar uma das 500 lixeiras disponíveis no Viveiro de Plantas Municipal Seo Leo. Os equipamentos são destinados ao descarte de rejeitos orgânicos de residências e comércios na região entre as ruas Ayrton Senna, Estevão da Costa e John Wolthers e Avenida Anchieta.

Até esta semana, foram retiradas 50 lixeiras. De acordo com a coordenadora de educação ambiental da Prefeitura de Bertioga, Mylene Lyra, os recipientes são adequados para o correto descarte desse tipo de resíduos. “Tudo o que for orgânico dever se colocado nas lixeirinhas, que estão sendo entregues no Viveiro. Em seguida, esse material deve ser despejado nos contêineres .”

Para retirar uma das lixeiras, o morador ou comerciante deve levar um documento de identidade e um comprovante de endereço no Viveiro de Plantas, localizado à Rua Manoel Gajo, s/n, Centro, ao lado da Delegacia de Polícia, das 9 às 17 horas.

Projeto Reciclos

Os resíduos sólidos envolvidos no projeto estão sendo coletados em uma área amostral da Cidade, que compreende cerca de 500 residências e comércios, no trecho entre as ruas Ayrton Senna, Estevão da Costa e John Wolthers e Avenida Anchieta. Esta localidade não recebe mais o serviço de coleta com o caminhão de lixo na modalidade porta a porta.

No local, a coleta dos resíduos é realizada em 03 frações: orgânico, rejeito e o reciclável. Foram instaladas 14 duplas de contêineres com capacidade de mil litros para coleta de resíduos, sendo os de sinalização verde para os orgânicos e os recipientes cinza para rejeitos não aproveitáveis. Já para os recicláveis, há quatro pontos de descarte, com capacidade para 2.500 litros e sinalização na cor azul.

Desde o início de junho, moradores e comerciantes devem despejar de forma correta os materiais descartados diretamente nos contêineres. A intenção do projeto é aprofundar estudo para que esse sistema de coleta seja expandido para todo o Município.

Na primeira semana de julho, a Prefeitura e o IPT realizaram um estudo de “gravimetria”, que tem como objetivo analisar como a separação está sendo feita na área amostral.

No mês de agosto, a Prefeitura e o IPT farão o 1º Forum de Resíduos Sólidos de Bertioga. Na oportunidade, serão apresentados os primeiros resultados do projeto.