Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Dona Zefinha

15 de abril de 2024

Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Dona Zefinha

O Projeto "Ruas e Memórias" da Prefeitura de Bertioga homenageia Dona Zefinha. Rua aprovada 965, Maitinga,  CEP 11251-535, foi denominada como Rua Josefa Gila Pereira - “Dona Zefinha”, em referência à homenageada, por meio do Decreto.

O projeto tem o objetivo de prestigiar pessoas que marcaram o município, eternizando-as com a atribuição de seus nomes a ruas ou praças. Placas que contam suas trajetórias são instaladas para celebrar suas contribuições.

Saiba mais sobre a homenageada:

Josefa Gila Pereira, conhecida como Dona Zefinha, assim chamada e reverenciada por todos, em 08 de fevereiro de 1927 em Estância, Sergipe. Desde sua chegada a Bertioga, em setembro de 1951, aos 24 anos de idade, sua presença foi marcante na comunidade local.

Mulher de grande fé e sabedoria, Dona Zefinha dedicou sua vida a ajudar o próximo. Sua notável generosidade e visão comunitária foram evidentes quando, junto com vizinhas e amigas, fundou o grupo de oração da Igreja Católica no bairro Rio da Praia, na antiga sede SANJARP. Posteriormente, tiveram o desejo de que o bairro tivesse uma igreja e assim deram início à Comunidade Nossa Senhora do Bom Conselho.

Uma das realizações mais emblemáticas de Dona Zefinha foi a organização da "Festa das Mães", uma tradição trazida de sua juventude em Sergipe. Iniciada em 1975 e mantida até 2022, essa celebração familiar foi um reflexo do espírito comunitário que ela inspirava. Infelizmente, em 2023, problemas de saúde impediram sua continuidade, mas seu legado perdura entre aqueles que tiveram a honra de conhecê-la.

Além de sua dedicação à comunidade, Dona Zefinha trabalhou por 31 anos no SESC Bertioga, onde deixou sua marca indelével até sua aposentadoria. Dona Zefinha residiu na Rua Professora Francisca Martins da Cunha, nº 439, Jardim Rio da Praia – SESC, ao lado de sua querida família, formada com o Sr. Oscar Dantas Pereira (in memoriam). Juntos, criaram seis filhos: Maria Luiza dos Santos Carvalho (in memoriam), José Dantas Pereira, Maria de Lourdes Dantas Sant’Anna, Claudio Gila Pereira, Antônio Carlos Pereira e Cristiana Dantas Pereira Siqueira. 

Aos 96 anos, em 04 de julho de 2023, deixando ensinamentos, sabedoria e muitas saudades, foi morar com Deus.