Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Encarnação Rufino Collado

1 de junho de 2023

Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Encarnação Rufino Collado

A Prefeitura homenageia Encarnação Rufino Collado. A homenagem faz parte do projeto “Ruas e Memórias”. A atual Rua 4, Aprovada 961, Maitinga, passará a se chamar ‘Rua Psicóloga Encarnação Rufino Collado” em referência à homenageada.

A iniciativa tem como objetivo prestigiar e eternizar pessoas, dando o nome às vias ou praças públicas. Nos locais são instaladas placas que contam a trajetória de cada pessoa homenageada.

Sobre a homenageada:

Encarnação Rufino Collado, nasceu em 16 de março de 1953. Filha de imigrantes espanhóis, dedicada à vida profissional, antes de se formar em psicologia, foi professora na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Enquanto psicóloga atuou por mais de 40 anos no atendimento clínico. Coordenou uma clínica de atendimento aos trabalhadores sindicalizados do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Campinas.

A partir de 2002 integrou os quadros do município de Bertioga como servidora pública. Desempenhou diversas funções nas secretarias de Saúde e Promoção Social. Foi coordenadora do programa sentinela e do hospital de Bertioga. Se aposentou atuando no centro de testagem e aconselhamento, em dezembro de 2020.

Após sua aposentadoria continuou se dedicando à psicologia, em seu consultório, auxiliou seus pacientes a superarem os transtornos causados pela pandemia da covid-19.

Além de uma exímia profissional, era mãe e avó carinhosa. Faleceu em 16 de abril de 2021, deixando um legado de amor e solidariedade.