Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Narciso Berlofi

1 de junho de 2023

Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Narciso Berlofi

A Prefeitura homenageia Narciso Berlofi. A homenagem faz parte do projeto “Ruas e Memórias”. A praça localizada na Avenida Vereador Ney Moura receberá o nome “Narciso Berlofi”.

A iniciativa tem como objetivo prestigiar e eternizar pessoas, dando o nome às vias ou praças públicas. Nos locais são instaladas placas que contam a trajetória de cada pessoa homenageada.

Sobre o homenageado:

Narciso Berlofi, nascido dia 7 de dezembro de 1922 em Conchal, interior de São Paulo, era filho de imigrantes italianos, que vieram para o Brasil com a esperança de ganhar a vida nos cafezais paulistas.

Ainda jovem mudou-se para a Mooca, bairro de São Paulo, e logo se interessou pela atividade têxtil, na qual se tornou um exímio técnico. Casou-se com Maria de Jesus, a Dona Nena, com quem teve 3 filhos. Rubens, Dinalva e Rose Mary.

Ainda um jovem de 36 anos, em 1958, conheceu Bertioga. Teve que vir pela barca da Companhia Santense, visto que, na época, não havia outro caminho senão a água. Logo se apaixonou pelo local: praia deserta, muito verde, tudo o que ele havia sonhado.

No ano seguinte, em 1959, trouxe toda a família e, daí por diante, nunca mais se afastou. Onde hoje é o Rio da Praia, em 1962, construiu uma das primeiras casas ao lado do SESC, que até hoje pertence à família.

Na época, a praia era a única forma de se chegar nos bairros afastados do centro. Lembrança viva na memória das filhas, são as do período de adolescência quando, após muita chuva em Bertioga, Narciso colocava na sua perua kombi madeiras para poder ajudar os motoristas que encalhavam nas barras com os carros que, na maioria estavam com as famílias, inclusive, abrigando muitas delas em sua casa, no "SESC".

O amor por Bertioga transcendeu pela família, trazendo também a filha Dinalva e seu marido, Zaidan, à Cidade, onde construíram um grande complexo de comunicação.

Hoje o grande homem de caráter, honesto e digno é lembrado pela sua generosidade com o próximo. Que soube descobrir a magia e o encanto da vida. Faleceu em 30 de outubro de 1989.