Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Sebastião Lourenço dos Santos

19 de abril de 2024

Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Sebastião Lourenço dos Santos

O Projeto "Ruas e Memórias" da Prefeitura de Bertioga homenageia Sebastião Lourenço dos Santos. A atual Avenida Aprovada 106, localizada no bairro Rio da Praia, CEP 11256-610, foi denominada como Avenida Sebastião Lourenço dos Santos, em referência ao homenageado.

O projeto tem o objetivo de prestigiar pessoas que marcaram o município, eternizando-as com a atribuição de seus nomes a ruas ou praças. Placas que contam suas trajetórias são instaladas para celebrar suas contribuições.

Saiba mais sobre o homenageado:

Sebastião Lourenço dos Santos, conhecido como “Tião Chapa”, nasceu em 29 de setembro de 1957 em Glicério, São Paulo. Sua história em Bertioga teve início em abril de 1990, quando ele e sua esposa, Valquíria da Soledade Bento Santos, vieram passar a lua de mel na cidade que Sebastião passou a amar.

Em 1994, realizou seu sonho de comprar um terreno e passou a residir no bairro Rio da Praia. No ano de 1996, Sebastião cofundou a Associação de Moradores do Jardim das Canções (atual Rio da Praia) e atuou como vice-presidente. Tião Chapa foi uma figura central na melhoria do bairro, organizando reuniões na sede da associação em sua casa e liderando iniciativas para melhorar a infraestrutura local.

Mesmo com uma infância difícil, crescendo junto com seus nove irmãos em uma família que precisava lutar muito para sobreviver, trabalhou como carregador de caminhões em São Paulo e em uma tecelagem em Guarulhos. Após muitos anos, já conhecido como “Tião Chapa”, se tornou um empreendedor agenciando outros profissionais no ramo de transporte de caminhões.

Infelizmente, em 2004, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), mas ainda assim continuou dedicado à comunidade, buscando qualidade de vida e contribuindo para o desenvolvimento do bairro até seu falecimento em julho de 2021. Por sua história de superação, comprometimento com a comunidade e amor por Bertioga, recebe esta homenagem póstuma.