Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Sérgio e Manoela Pastori

1 de junho de 2023

Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Sérgio e Manoela Pastori

A Prefeitura homenageia Manoela Despezzi Pastori e Sérgio Pastori Junior. A homenagem faz parte do projeto “Ruas e Memórias”. A cerimônia será realizada na Praça Soroptimista de Santos, localizada na Rua Mestre Pessoa, n. 45, Vila Clais, Bertioga - SP, CEP 11250-000.

A iniciativa tem como objetivo prestigiar e eternizar pessoas, dando o nome às vias ou praças públicas. Nos locais são instaladas placas que contam a trajetória de cada pessoa homenageada.

Sobre a homenageada Manoela Despezzi Pastori:

Manoela Despezzi Pastori nasceu em 13 de janeiro de 2000. Para muitos uma garota! Mas não, em sua trajetória Manu se mostrou uma mulher corajosa sem perder a delicadeza.

Sua infância foi marcada pelas brincadeiras na praça Soroptimista, localizada em frente à casa dos avós paternos, na qual será homenageada. Ali, hoje, Bernardo, constrói lindas memórias no espaço que rendeu muitas alegrias à irmã.

Desde cedo Manu desenvolveu uma conexão especial com a natureza. Participou como aluna de vários cursos nas férias de janeiro e julho e com o passar dos anos como monitora mirim e depois passou a ser monitora, quando se conectou com o meio ambiente de forma mais intensa. Em sua jornada no Centro de Educação Ambiental da Prefeitura, mostrou uma criatividade e carinho únicos, tanto para com as crianças quanto para com a natureza.

“Conheci a Manu bem pequenininha e foi encantador acompanhar seu crescimento em todos os sentidos, principalmente na área ambiental. Nossa querida Manu foi uma pessoa iluminada e muito especial. Manu deixou sua marquinha na educação ambiental da cidade de Bertioga, primeiro como aluninha, depois ensinando aos pequenos como amar a natureza. Me sinto honrada por ter convivido com Manu nas questões ambientais como fonte inspiradora para ações com o meio ambiente. Seu sorriso, sua voz doce, sua boa disposição nunca serão esquecidos”, declarou Mylene Vaz Pinto Lyra, Diretora de Educação Ambiental do Município de Bertioga.

O engajamento de Manu com a causa ambiental teve início por influência de seu pai, Pingão, responsável por levá-la ao viveiro quando trabalhava na Secretaria de Meio Ambiente. Aos poucos, essa consciência foi se aprofundando e se tornou um compromisso pessoal para ela.

“Era uma entusiasta na preservação do planeta. Ela falava que era ‘amiguinha da natureza’. Hoje, Bernardo frequenta o Centro de Educação Ambiental e viveiro municipal utilizando a mochila que pertencia à irmã”, disse Verônica, sua mãe, emocionada.

Além de seu envolvimento no viveiro, Manu também tinha amor pela dança, que a levou a integrar o ballet da Prefeitura. Profissionalmente, Manu sonhava em seguir os passos de sua mãe, Verônica, e se tornar uma psicóloga, graças à sua característica marcante de ser uma ouvinte empática e compreensiva. A aspiração da filha em ajudar o outro por meio da escuta levou Verônica a se dedicar como psicóloga ao projeto Escola Acolhedora.

O diagnóstico do linfoma de hodgkin não a impediu de continuar a sorrir. Ela batalhou bravamente pela vida, levando a cidade inteira se mobilizar em prol de doações de sangue, contribuindo, assim, para o tratamento de outras pessoas no Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), conforme relatado em uma matéria do jornal Costa Norte. De acordo com a mãe, foi a segunda pessoa a receber o maior número de doações na instituição.

Linda, inteligente, com seu jeitinho encantador, soube como conquistar o amor de todos à sua volta. Depois, como a mais bela das borboletas, voou. Faleceu em 03 de agosto de 2018.

Sobre o homenageado Sérgio Pastori Junior:

Sérgio Pastori Junior, nasceu em 14 de abril de 1974, caiçara de coração, era conhecido carinhosamente como “Pingão”. Deixou uma marca inesquecível na comunidade, tanto pelo amor à cidade quanto pela dedicação à família.

Nascido em São Paulo, mudou-se para Bertioga com apenas um ano de idade. Assim como sua filha, Manoela, experimentou a diversão e a riqueza de crescer em Bertioga.

Estudou no colégio Delphino, cresceu engajado no progresso da cidade, ao lado de seu pai. Também participou dos negócios da família, a loja "Só Elétrica". Prosperou em sua empresa de comunicação visual e embelezava muitas fachadas na cidade.

Para Manoela e Bernardo, era um pai carinhoso, atencioso e cheio de amor. Seu pai era sua referência, e aprendeu valiosas lições com seus avós, as quais aplicou em sua vida e ensinou aos seus filhos. Infelizmente, faleceu em 19 de outubro de 2021, três anos após a partida da filha.