Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Vady Nor

15 de abril de 2024

Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Vady Nor

O Projeto "Ruas e Memórias" da Prefeitura de Bertioga homenageia Vady Nor, conhecido como Coronel Didi. A atual Rua Aprovada 976, localizada no bairro Maitinga, CEP 11.251-560, foi denominada como Rua Tenente Coronel Vady Nor, em referência ao homenageado.

O projeto tem o objetivo de prestigiar pessoas que marcaram o município, eternizando-as com a atribuição de seus nomes a ruas ou praças. Placas que contam suas trajetórias são instaladas para celebrar suas contribuições.

Saiba mais sobre o homenageado:

Vady Nor, conhecido como Coronel Didi, nasceu em 8 de outubro de 1927 em São Paulo. Ele veio para Bertioga em 1998 com seu filho, nora e dois netos.

Coronel Didi foi um dos grandes idealizadores da abertura da Rodovia Mogi-Bertioga. Junto ao Governador do Estado de São Paulo, realizou diversas gestões para que o Estado apoiasse a Prefeitura de Mogi das Cruzes, permitindo assim a construção da obra.

Ele foi Diretor Geral das Indústrias de Papel Simão, hoje Votorantim, e também responsável pelo reflorestamento de eucalipto na região do alto Tietê e Vale do Paraíba, gerando estoque de madeira sustentável (Eucalipto) em toda a região. Além disso, presidiu a 5ª Conferência Mundial do Eucalipto, sediada no Brasil no ano de 1968. Como integrante do Batalhão Sampaio, combateu na Itália durante a 2ª Grande Guerra Mundial.

Faleceu em 7 de abril de 2004, deixando um legado de dedicação e compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. Além de ser um dos grandes idealizadores da abertura da Rodovia Mogi-Bertioga, contribuiu significativamente para a infraestrutura viária da região, sendo um exemplo de bravura e serviço na Segunda Guerra Mundial.