Quase dois mil pais de alunos participam do programa ‘Lição de Casa é Participação’

10 de setembro de 2015

Desde que foi implantado o programa ‘Lição de Casa é Participação’, no início do ano, quase dois mil pais de alunos da rede municipal de ensino de Bertioga já responderam ao questionário criado pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação, que visa incentivar a participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos. Os questionários foram aplicados de janeiro a julho deste ano.

Entre os questionamentos apresentados aos pais esta a pergunta: ‘Você está confiante que a escola atende às necessidades de aprendizagem do seu filho?’. A resposta ‘confiante’ e ‘muito confiante’ somam 79,2%. Os que se disseram não confiantes foram 2,8%.

Para o secretário de Educação, a amostragem é satisfatória. A rede municipal de ensino conta com cerca de sete mil alunos, cerca de dois mil pais responderam ao questionário, o que representa aproximadamente 28%. “Vamos continuar solicitando a opinião dos pais. Esses dados são importantes para a implementação de políticas pública na Educação”, comentou o secretário.

Ainda de acordo com a pesquisa, grande parte dos pais, 50,3% não tem costume de conversar com outros pais sobre a escola e 60,2% deles não realizou, no último ano, nenhuma ação para ajudar a escola dos filhos.

A pesquisa é permanente. Os pais interessados podem solicitar o questionário na escola e, além de responder às perguntas, também é possível apresentar sugestões para melhorar a qualidade do ensino.

A participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos é um fator determinante para o desempenho do aluno na escola, tornando a família uma instituição importante no processo de ensino e aprendizagem. A Prefeitura ainda desenvolve outras atividades para fortalecer esse processo como o ‘Programa de Integração Família Escola’ (Pife), no qual os professores, do 1º ao 5º anos, visitam a casa dos alunos no contra turno. O objetivo é estreitar a relação entre a família e a escola, melhorando a qualidade da educação.

Mais um programa que visa aproximar a comunidade da unidade escolar é o ‘Um dia de aluno’, que tem a proposta de convidar pais e responsáveis para passar um dia na escola, acompanhando todas as atividades, em sala de aula, no pátio e até mesmo durante o horário da merenda.

Os interessados devem se cadastrar na própria escola, informando seus dados pessoais, o nome do aluno e a data da visita, que será agendada conforme possibilidade da escola. Os responsáveis que estiverem vivendo um dia de aluno poderão conhecer toda a rotina da escola, a infraestrutura e o desenvolvimento das atividades. As visitas podem ser feitas até o mês de outubro.