Quermesse, procissão e missas marcam comemoração ao padroeiro São João Batista

25 de junho de 2018

Quermesse, procissão e missas marcam comemoração ao padroeiro São João Batista

No final de semana, Bertioga teve extensa programação em comemoração ao padroeiro da Cidade, São João Batista. As festividades começaram na quinta-feira (21), com honra a São João Batista, na Igreja Matriz, que se repetiu na sexta (22) e sábado (23), às 19h30.

Na sexta, começou a quermesse na Tenda de Eventos, com estrutura da Prefeitura, que seguiu até o domingo. No dia do Padroeiro (24), uma procissão com grande público saiu da Igreja às 18h30, em direção à Tenda de Eventos, onde aconteceu Missa Solene que reuniu uma multidão.

São João Batista

Segundo a tradição católica, São João Batista nasceu milagrosamente em Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias. Sua mãe foi Santa Isabel, prima de Maria Mãe de Jesus. São João Batista é muito importante no Novo Testamento, pois foi o precursor de Jesus, anunciou sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. Quando São João Batista ficou adulto, foi morar no deserto para rezar, fazer sacrifícios e pregar para que as pessoas se arrependessem. Vivendo uma vida extremamente difícil e com muita oração, passou a ser conhecido como profeta, homem enviado por Deus. Batizava a todos que se arrependiam e multidões sempre iam ver suas pregações no rio Jordão.

Padroeiro


O Forte São João, fundado em 1547, às margens do Canal de Bertioga, é a fortaleza mais antiga e também mais bem conservada do Brasil. O primeiro Fortim de São Tiago, na Barra da Bertioga, foi reconstruído ao final do século XVII, em alvenaria de pedra e cal, tendo as suas obras definitivas sido concluídas em 1710. O Forte foi reformado a partir de 1765, tendo reedificada a sua capela, sob a invocação de São João e passou a ser denominado Forte São João da Bertioga.