Quintal Cultural oferece oficina gratuita de literatura no mês de maio; saiba como participar

6 de maio de 2024

O mês de maio inicia com mais um autor nas oficinas de literatura brasileira do projeto Quintal Cultural, o poeta Manoel de Barros. Realizado todas às quartas-feiras, às 16 horas, o momento literário conta com declamação de poesias, dinâmicas e sarau, gratuito e aberto ao público, na Rua Rafael Costabile, 736 no Centro de Bertioga.

A precursora da iniciativa e incentivadora cultural da cidade, a professora Dayse Camargo, conta que o objetivo dessa oficina é levar conhecimento e reflexão para pessoas que gostam de arte e literatura, homenageando grandes escritores brasileiros.

Além dos encontros realizados todas às quartas-feiras de maio para conhecer as obras de Manoel de Barros, o último encontro do mês conta com um sarau, evento cultural para compartilhar os conhecimentos da literatura por meio da arte e da música.

Poeta Manoel de Barros

Um dos maiores poetas do modernismo brasileiro, Manoel de Barros escreve sobre sua infância, e seu olhar para as coisas simples da vida, de uma forma poética, romântica e reflexiva. Como se as coisas óbvias da vida, o ato de brincar, de passar o tempo, de ser “inútil”, se tornasse grandes lições de vida e de aprendizados pelas transformações cotidianas do tempo, e da natureza.

Manoel foi reconhecido tardiamente, só na sua velhice, ganhando diversos prêmios nacionais. Poeta mato-grossense, escrevia poesia desde sua adolescência, aproximando-se do simples e questionando-se da vida a partir de uma perspectiva inocente, quase infantil da natureza. Apesar de não serem poemas infantis, ele observa o mundo pela primeira vez, brincando com a metalinguagem e criando neologismos.

Serviço
Para acessar mais informações da programação, acesse o perfil do Quintal Cultural no Instagram @quintalcultural.cineclube e confira o site da Prefeitura.