Quiosque 04 oferece atividades gratuitas ao público da 3ª Idade

3 de outubro de 2014

Quiosque 04 oferece atividades gratuitas ao público da 3ª Idade

Oferecer uma gama de atividades desde oficinas até eventos sociais para a população da 3º idade e turistas de Bertioga. Este é o objetivo do Centro de Convivência e Cidadania – Projeto Melhor Idade, no Quiosque 04, na Orla da Enseada. O projeto é subordinado à Secretaria de Segurança e Cidadania e oferece à população uma série de atividades.

Além de atividades esportivas e culturais, o espaço também é um ponto de atendimento de acessibilidade, para retirada de cadeiras anfíbias, que têm por objetivo facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, cadeirantes e portadores de deficiência às praias, para o banho de mar assistido. A iniciativa conta com apoio das secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda; de Turismo, Esporte e Cultura, além do Fundo Social de Solidariedade do Município.

Entre as atividades desenvolvidas estão às oficinas de xadrez, reciclagem, capoeira, surf e também caminhadas. De acordo com a coordenadora do projeto, Itamara Melo, a ideia é aproveitar o espaço de lazer em frente à praia, proporcionando não só aos idosos, mas ao público de todas as idades atividades ao ar livre. “Temos uma praia e um espaço tão bonito aqui na frente da secretaria. É um lugar agradável, onde o público poderá ter ótimos momentos de lazer e tranquilidade”.

Oficinas
As oficinas acontecem de segunda a sexta-feira. Para quem gosta de surf, as aulas são realizadas na segunda e na quarta-feira, das 15 às 16 horas, em parceria com a empresa Cantão Sup e Surf, que vai proporcionar as pranchas e um instrutor para as aulas que são coordenadas pelo professor Geraldo Sampaio, formado em Educação Física, lotado na Diretoria de Esportes.

Já o xadrez funciona das 10 às 11 horas, sempre na terça e na quinta-feira. O jogo também é oferecido no horário das 14 às 15 horas, da terça-feira. As oficinas de reciclagem são realizadas na quinta-feira, das 16 às 17 horas. No mesmo dia, os participantes podem praticar caminhada, das 16h30 às 17h30 e também a capoeira, com o mestre Kalunga, das 15h30 das 16h30.

Secretaria de Segurança
Funcionando em novo endereço, desde agosto, a sede da Secretaria de Segurança e Cidadania, reúne diversos serviços pertinentes à secretaria, entre eles a Corregedoria da Guarda Civil Municipal e também um ponto de atendimento de acessibilidade, para retirada de cadeiras anfíbias.

Segundo o secretário Eduardo Silveira Bello, durante a semana o imóvel conta com duas cadeiras anfíbias e aos finais de semana o número aumenta para seis. “Conversamos com o prefeito e conseguimos o Quiosque 04, provisoriamente, para desenvolver as atividades. O banheiro de lá é adaptado e o espaço oferece lazer também às pessoas especiais”, explica o secretário, lembrando que dentro da secretaria existe uma sala exclusiva para os portadores de necessidades especiais, onde eles podem trocar de roupa, tranquilamente.

Serviço
As inscrições para as oficinas podem ser feitas na sede da Secretaria de Segurança e Cidadania, que funciona na Avenida Thomé de Souza, 1191 – Praia da Enseada (Centro). Mais informações pelo telefone (013) 3317-4239.