Reforço policial da Operação Verão já está nas ruas

23 de dezembro de 2015

Reforço policial da Operação Verão já está nas ruas

Cerca de 500 mil pessoas devem passar o final de ano em Bertioga. Com a expectativa de aumento da população, a chegada do reforço policial foi antecipada. Desde sexta-feira (18), os 281 homens, que compõe a Operação Verão 2016 já estão patrulhando as ruas do Município. A apresentação do efetivo aconteceu no Alojamento Municipal José Aparecido Ribeiro, no Indaiá, onde eles ficarão hospedados.

Os policiais foram recepcionados pelo prefeito do Município e pelo secretário de Segurança e Cidadania. “Pela primeira vez estamos iniciando a Operação Verão antes do Natal. Nossos votos são para que o Município tenha uma temporada tranquila e que o trabalho valoroso desses homens seja abençoado. Boa sorte a todos”, declarou o prefeito.

Durante 58 dias, o reforço no policiamento contará com 165 homens da policia militar, 80 homens do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR), sendo 20 deles contratados pela Prefeitura de Bertioga, além de 12 bombeiros para o Grupamento de Incêndio (GI); 12 homens para a Polícia Civil e 12 para a Polícia Rodoviária.

As estratégias de trabalho das forças de segurança começaram a ser tratadas na tarde desta quinta-feira (17). Em reunião no gabinete do diretor de Governo, representantes das Secretarias de Segurança, Turismo, Esporte e Cultura, Policia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) e diretorias de Trânsito e Transporte, Defesa Civil e Operações Ambientais apresentaram as propostas para manter um verão tranquilo e seguro para moradores e turistas de Bertioga.

De acordo com o 1º tenente PM, João Paulo Grandchamp Souza, Comandante Interino da 3ª Cia da Polícia Militar, a corporação terá o apoio de 15 veículos, que ajudarão no patrulhamento do efetivo. Destes, duas bases móveis, três motos e duas kombis.

“O patrulhamento será intensificado em Boracéia com duas equipes, que também farão o patrulhamento a pé. Para este bairro, vamos direcionar duas viaturas. Além disso, para este ano, estamos com a ideia de programar o policiamento com bicicletas”, disse.

O policiamento será distribuído em pontos com grande concentração de pessoa, como a entrada da Cidade, Portal do Indaiá, área comercial e residencial, além da Balsa, Canal e orla da praia da praia.

Doa e Defesa Civil

A Operação Verão também vai contar com o apoio da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), que vai auxiliar evitando que os turistas subam nos equipamentos públicos espalhados pela orla da praia, fiscalizar o uso de pipas com cerol e coibir os carros e motos aquáticas que estacionam irregularmente na faixa de areia.

Já a Defesa Civil está focada no Plano Preventivo, que está sendo operado desde o último dia 1º, com ações voltadas para preservar vidas e reduzir os danos materiais e ambientais causados pela chuva, que tem grande incidência durante o verão. A ação deve durar até 31 de março de 2016.

As equipes estão treinadas para identificar as situações emergenciais como o estado de observação, atenção, alerta e alerta máximo. O plano será operado com vistas aos principais chamados como escorregamentos, chuvas, enchentes e inundações.

Segundo o secretário de Segurança e Cidadania, a expectativa para a próxima temporada é de que 500 mil pessoas visitem Bertioga. Serão investidos, aproximadamente R$ 500 mil reais na operação, que serão gastos com manutenção, alimentação e infraestrutura.  “Os policiais já estão escalados para trabalhar na noite de sexta-feira”, adianta o secretário.

O contingente do reforço policial virá da Escola de Soldados de São Paulo e permanecerá na Cidade até o término do Carnaval.

GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) não receberá reforço, por conta das medidas de contingenciamento estabelecidas pela administração municipal. Vale ressaltar, que no período da temporada foram canceladas férias e licenças para que todo o efetivo esteja trabalhando.