Reforma do CAPS melhora acessibilidade e atendimento aos usuários

22 de maio de 2018

Reforma do CAPS melhora acessibilidade e atendimento aos usuários

Segundo a Coordenadora do CAPS I, a a reforma trará benefícios e possíveis recursos para serem investidos no local, que atualmente é bancado com recursos do Município. “Alem de possibilitar a melhoria no trabalho da equipe e para os pacientes, estamos trabalhando para habilitar o CAPS. Com a reforma, estamos a um passo da habilitação, que já foi deferida. Como o Ministério da Saúde destina recurso para os centros de todo o Brasil, podemos receber verba para melhorar ainda mais o atendimento”.

Todos os espaços do CAPS foram reformados. O local está mais claro, com mais segurança, limpo, organizado e mais possibilidade de higienização. Proporcionou ainda um ambiente mais acolhedor e humanizado. As partes interna e externa receberam pintura, o portão e o piso externo foram trocados, fiação e hidráulica tiveram ajustes e três consultórios receberam pias. Além disso, os três banheiros foram melhorados: um ampliado e dois adaptados, agora, são acessíveis. Os dois banheiros acessíveis trouxeram mais conforto ao portador de necessidades especiais. O espaço foi otimizado e alguns ambientes ampliados”.

O secretário de saúde, destacou o expressivo número de 600 atendimentos por mês realizados no local e a coesão da equipe. “É com amor e afeto que se reintegram pessoas. Não é só uma questão técnica. É uma questão de coração”.

Já o prefeito do Município, destacou e elogiou o trabalho dos profissionais de Saúde da Cidade. “Fico feliz em começar a colher resultados de projetos iniciados ano passado, graças ao trabalho de equipe e o enfrentamento”.

O que é

No CAPS, são atendidas pessoas com transtorno mental moderado, grave e persistente, incluindo pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. São 1.500 usuários cadastrados, incluindo ativos e inativos. A equipe é composta por psicólogo, enfermeira, auxiliares de enfermagem, cozinheira, médica psiquiatra, funcionários administrativos, assistentes sociais, entre outros. Também é feito o trabalho de orientação à família, grupos de apoio, rodas de conversa, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atividades festivas com foco no bem-estar e na reabilitação psicossocial.