Região costeira com pedras tem alto índice de mortes

18 de janeiro de 2016

Região costeira com pedras tem alto índice de mortes

A morte por afogamento de um adolescente de 14 anos que passava férias em Bertioga abre um alerta para os banhistas sobre os locais críticos para o banho de mar. No último dia 07, o jovem estava no local conhecido como Pedra Selada, região costeira do Indaiá, onde existem muitas pedras, quando uma onda o engoliu para o mar. O corpo foi encontrado três dias depois.

De acordo com o comandante do Posto de Bombeiros 14 de Bertioga, tenente Heriberto de Andrade Silva, Bertioga conta com nove locais de altíssimo risco para os banhistas. “São costeiras com forte influência das ondas e alto índice de morte”.

O tenente alerta para os locais perigosos na região costeira que contam com pedras e a força das ondas: Canto do Indaiá, Pedra selada, Canto do São Lourenço, Canto da igrejinha Itaguaré, Costeira do Guaratuba e Canto do Itaguá. Outros pontos não contam com pedras, entretanto sofrem correntes de retorno e tem valas e buracos, como o Canal de Bertioga, Rio itaguaré, Rio Guaratuba.

Ele ainda explica que nesses locais, em razão de não ser propício para o banho de mar e devido ao baixo fluxo de banhistas, não há guarda-vidas. “Os setores de guarda-vidas são estabelecidos com base nas estatísticas do fluxo de banhistas, onde tem mais banhistas e locais de risco tem mais guarda-vidas”,

O tenente Heriberto alerta que qualquer lugar no mar é perigoso se não forem tomadas algumas medidas de segurança. “É possível aproveitar a praia e o mar com segurança e tranquilidade, basta tomar alguns cuidados”.

Dicas de segurança:

- Fique atento

No litoral, sempre dê preferência às praias, protegidas por guarda-vidas. Informe-se sobre os locais mais seguros para o banho de mar e obedeça as placas de indicação de perigo;

- Não confie em boias

Boias, espaguetes, colchões de ar e outros flutuadores dão uma falsa impressão de segurança e são facilmente arrastados pela correnteza.

- Pedras podem cortar a sua diversão

Curta o mar, mas fique longe das pedras e costeiras. Elas são escorregadias e dificultam a prestação do socorro.

- Álcool e mar, nem pensar

Aquele chopinho a mais faz, sim, diferença. Não entre no mar se ingerir bebidas alcóolicas. O álcool inibe a noção de perigo, facilitando o afogamento.

- O que fazer se não der pé

Caso sinta a correnteza puxando para o mar, fique calmo, sinaliza por socorro imediatamente e nada paralelo à praia até conseguir ajuda de alguém próximo a você.