Regularização fundiária e pavimentação avançam em Bertioga em 2025

29 de dezembro de 2025

Regularização fundiária e pavimentação avançam em Bertioga em 2025

A Secretaria Municipal de Obras e Habitação de Bertioga teve como destaques, em 2025, a regularização fundiária e a pavimentação de vias em diferentes bairros do município. Ao longo do ano, foram entregues 196 títulos de regularização fundiária, beneficiando moradores de três núcleos, além da execução de obras viárias em diversas regiões da cidade.


Na educação, foi inaugurada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Bem, às margens da Rodovia Rio-Santos, com 17 salas de aula, laboratórios de informática e ciências, além de biblioteca.


Na saúde, foi concluída a reforma e ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Vicente de Carvalho, que passou a contar com ambientes mais amplos, climatizados e novos equipamentos.


Pavimentação


As obras de pavimentação avançaram no bairro Chácaras, onde seis ruas receberam asfalto, com a aplicação de 2 mil toneladas de massa asfáltica, além de obras de micro e macrodrenagem e implantação de calçadas acessíveis.


No Maitinga, tiveram início as obras de pavimentação da Rua Manoel Reis, incluindo também as ruas GCM Carlos Mitsuru Horikawa e João Moura Fernandes.

No núcleo Jardim das Canções, no bairro Rio da Praia, foram pavimentadas diversas vias, encerrando uma espera histórica por melhorias após a regularização fundiária da área.


As ruas contempladas foram Orlando Corrêa Leite, Aprovada 83, Fenelon Moura, Jaime Pina Nascimento, Emoções (Renato Faustino de Oliveira), José Laurentino Santiago, Aprovada 99, Aprovada 105, Avenida F e a Rua B.


Ao todo, as obras resultaram na aplicação de mais de 2 mil toneladas de massa asfáltica, em aproximadamente 4 quilômetros de vias, além da implantação de 8 quilômetros de calçadas acessíveis e intervenções de drenagem para prevenção de alagamentos.


Também foi entregue a pavimentação da Rua Passeio das Orquídeas, no Conjunto Habitacional Neda 1 e Neda 2, com aplicação de 480 toneladas de massa asfáltica, além da Rua das Bromélias.