Representantes de vários estados se reúnem em Bertioga para encontro do Comfitran

13 de março de 2015

Representantes de vários estados se reúnem em Bertioga para encontro do Comfitran

Bertioga foi sede da 27ª reunião ordinária do Comitê de Assuntos Financeiros da Área de Trânsito (Comfitran), que aconteceu dias 11 e 12. Cerca de 30 representantes das esferas de governo federal e estaduais na área do trânsito estiveram presentes, além de Bertioga, que representa todos os municípios do país.

A reunião de trabalho, que aconteceu na Casa da Cultura, teve como objetivo discutir as questões relacionadas aos recursos do trânsito, o destino de valores arrecadados por meio de multas e as medidas adotadas para os inadimplentes com o órgão fiscalizador de trânsito.

Para o diretor de Trânsito e Transporte de Bertioga,  a realização da reunião em Bertioga coloca o Município em posição de destaque. “Além de sermos representantes dos municípios, nos tornamos a primeira Cidade, que não é capital, a receber o encontro. Isso é uma honra”.

Um dos principais assuntos debatidos durante o encontro foi a proposta para agilizar os trâmites que permitem o leilão de veículos apreendidos aos pátios de trânsito em todo o país. Segundo o coordenador de Planejamento Operacional do Departamento de Nacional de Trânsito (Denatran), Carlos Magno da Silva Oliveira, embora não se refira especificamente a questões financeiras sobre o trânsito, o assunto é recorrente em diversas reuniões, devido sua importância.

Segundo Magno, os municípios se queixam de pátios lotados por muito tempo. Além de interferir na logística dos equipamentos, os veículos parados acabam sendo um risco para a saúde pública em virtude de água parada, situação propícia para se tornarem criadouro do mosquito da dengue.

Ele ainda explica que a proposta do Comfitran é criar mecanismos, inclusive com a implantação de um sistema on line, que possibilite agilizar a notificação dos proprietários de veículos apreendidos. “Muitas vezes os proprietários são de estados diferentes de onde o carro foi apreendido, isso dificulta a notificação e atrasa o processo. Com um sistema on line, a notificação pode ser via internet”. O coordenador acredita que a propositura seja aprovada até o mês de agosto deste ano, quando deverá passar pela aprovação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Entre os participantes do evento estavam representantes do Departamento de Trânsito (Detran) de vários municípios, Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), Departamento de Estrada de Rodagem (DER), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Denit) e Polícia Rodoviária Federal.