‘Revela’ homenageia Juan Esteves com o Troféu Buriqui

13 de outubro de 2016

‘Revela’ homenageia Juan Esteves com o Troféu Buriqui

O maior encontro de fotógrafos da Baixada Santista – o Revela Bertioga, que este ano acontece de 11 a 13 de novembro, vai homenagear com o Troféu Buriqui o santista, Juan Esteves – um dos mais importantes fotógrafos e críticos da área, no país. O troféu será entregue no primeiro dia do evento, às 19 horas, na Casa da Cultura.

A premiação, que recebeu o nome de Troféu Buriqui, foi idealizada pelos organizadores do evento e o troféu desenhado pelo prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini. Esta é a quinta edição do Revela Bertioga. Em 2012, o Buriqui homenageou Araquém Alcântara; seguido por Walter Firmo (2013); Luciano Candisani (2014) e Nair Benedicto (2015).

Juan Esteves, 57 anos, é santista, e iniciou sua profissão em 1985, no jornal A Tribuna, de Santos indo no ano seguinte para o jornal Folha de S. Paulo, onde exerceu por 12 anos a função de fotojornalista e de editor de fotografia, responsável pelo trabalho diário de mais de 30 fotógrafos no Brasil e no exterior. Foi também nesse periódico que começou a escrever sobre fotografia, no caderno Ilustrada e caderno Informática, trabalhando essencialmente a crítica fotográfica e análises técnicas da fotografia.

A partir de então, passou a colaborar para revista Iris Foto, onde manteve duas colunas sobre livros e fotojornalismo. Participou da criação do primeiro portal de fotografia brasileiro, o Fotosite, do qual foi editor, bem como colaborador da sua revista impressa. Atualmente é articulista da revista Fotografe Melhor, colaborador de textos e imagens para revista de Arte Select e da revista Santa Art Magazine, além de outras publicações no Brasil e exterior.

Os trabalhos de Esteves estão em mais de 200 livros na Inglaterra, Japão, China, Dinamarca, Espanha, Portugal, Italia, França entre outros países. Na parte acadêmica, foi professor do curso de Pós Graduação na cadeira de Fotografia, Cinema e Multimídia, da Universidade Anhembi/Morumbi, bem como da Pós Graduação da Faculdade de Fotografia do Centro de Artes do Senac. Foi coordenador e professor da Escola São Paulo, e é professor do Madalena Centro de Estudos da Imagem.

Juan Esteves é autor de cinco livros autorais e participa de livros dedicados à pedagogia fotográfica. Tem obras  em vários acervos, entre eles do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM); Museu de Arte de São Paulo (MASP); Museu de Arte Moderna (MAM-RJ), Musée de L'Elysée, Lausanne, Suíça; Instituto Moreira Salles (IMS); Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) e Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP).

No exterior, suas obras estão no PS1 The Institute For Art and Urban Resources (MoMA) , New York, Estados Unidos; Stedelijik Museum Het Domein, Sittard, Holanda; Aschembach Gallery, Amsterdam, Holanda; Stadtiches Museum in der alten Post, Mulheim an der Ruhr, Alemanha; International Press Book Fair, Genéve, Suiça; Time & Style Gallery, Tokio, Japão; Point Efémére, Paris, França; Embaixada Brasileira, Asunción, Paraguay. Montreux Art Gallery, Montreux, Suiça.