Rio da Praia recebe ação contra a dengue neste sábado (30) e domingo (31)

29 de janeiro de 2016

Rio da Praia recebe ação contra a dengue neste sábado (30) e domingo (31)

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vetores e Dengue continua apertando o cerco contra o Aedes aegypti – mosquito responsável por transmitir a dengue, chikungunya e o zika vírus. Depois do Indaiá – segundo no ranking de casos da doença, neste sábado (30) e domingo (31) será a vez do bairro Rio da Praia (primeiro em número de casos) a receber a operação de combate ao mosquito. A ação terá a participação de agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e terá início às 9 horas.

No último final de semana, a ação no Indaiá conseguiu vistoriar 60% dos 1.170 imóveis visitados no bairro. Desse total, 700 residências estavam abertas e as outras 470 fechadas, o que consequentemente impediu que os oito agentes envolvidos na ação realizassem suas atividades.

De acordo com a secretária interina de Saúde, Maria José Sanz Sogayar, as autuações estão sendo realizadas com vistas no Plano Emergencial de Combate a Arbovirose, que visa combater a dengue, chikungunya e o zika vírus.

“Não estamos encontrando dificuldades para entrar nas residências. Não houve recusa de nenhum morador. Na ação do Indaiá encontramos algumas larvas positivas e 737 recipientes, como tampinhas, copos, garrafas e pneus, que podem armazenar água e formar possíveis criadouros de dengue”, alerta.

Em razão desse quadro, a secretária, presente à ação, orientou os proprietários a recolher e também aplicar produtos alternativos, como sal grosso e detergente. “Em dois dias de atividades, observamos que a maioria dos criadouros estava nos ferros-velhos. Sugerimos aos proprietários, que colocassem lonas para cobrir os objetos, que costumam ficar por muito tempo abertos. O correto é fazer a reciclagem o mais rápido possível”.

Segundo o coordenador de Vetores e Dengue, Antônio Sérgio de Jesus, a meta é vistoriar todas as residências do Município, de Boracéia a Caiubura, até o dia 31 de julho, um mês a mais do que preconiza o Ministério da Saúde. “As ações estão ocorrendo em consonância com o Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia, do Ministério da Saúde, visando, sobretudo o Carnaval, quando a Cidade recebe um grande número de pessoas vindas de outras cidades”.

Para os imóveis que apresentaram algum tipo de irregularidade, a Coordenadoria de Vetores e Dengue deu um prazo de cinco dias para os proprietários sanarem os problemas. “No término desse período vamos voltar para verificar se foi desempenhado o combinado. Caso não tenham tomadas as providências necessárias, vamos encaminhar a ocorrência ao Setor de Fiscalização Sanitária”, disse.

No dia seguinte à ação de domingo, o caminhão Cata-Treco passou pelo  bairro para recolher o material inservível como peças sanitárias, vasos, móveis e pneus, que foram encaminhados para a reciclagem.

Casos

Só este ano, Bertioga registrou oito casos positivos de dengue. No ano epidemiológico, que iniciou em 05 de junho de 2015 e segue até o próximo mês de julho, foram  68 casos positivos, segundo dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde.