Ronda escolar reforça segurança nas unidades de ensino municipais

27 de maio de 2014

Ronda escolar reforça segurança nas unidades de ensino municipais

DIC

Um importante apoio à segurança das escolas em Bertioga vai estar à disposição da comunidade nos próximos dias. Duas viaturas da ronda escolar estão sendo disponibilizadas pela Prefeitura de Bertioga, por meio das secretarias de Educação e de Segurança e Cidadania.

Os veículos já receberam identificação e estarão disponíveis na antiga base da Polícia Militar no Indaiá, na Avenida Eurico Massaro Matsutame, na altura do numero 180 (Cantão do Indaiá, no final da Avenida Anchieta). De acordo com o secretário de Segurança e Cidadania, Eduardo Silveira Bello, o local foi escolhido por ser estratégico. “O deslocamento das viaturas será mais fácil: uma seguirá em ronda pela região norte da Cidade e outra pela a região sul”.

Dois Guardas Civis Municipais (GCMs) em cada viatura farão as rondas no período das 18 às 6 horas, todos os dias da semana. A intenção, de acordo com o secretário, é intensificar o serviço conforme a possibilidade de aumento do efetivo da GCM. “A ronda escolar vai fazer um patrulhamento ostensivo, inclusive dando apoio à Polícia Militar. A comunidade também vai se sentir mais segura”.

A medida foi necessária em virtude do grande número de escolas que estava sofrendo ações de vandalismo. No início deste ano, somente em um fim de semana, três unidades escolares municipais foram alvo de depredação. Em duas delas, as portas, grades e armários foram destruídos, alimentos da merenda furtados e o que os vândalos não conseguiram levar, eles espalharam pelo pátio e corredores da unidade. Dezesseis torneiras foram subtraídas e, por ficar sem água, as aulas foram suspensas.

Para o secretário de Educação, os prejuízos, além de materiais recaem sobre a qualidade do ensino, devido à suspensão das atividades. “Sem falar no trauma de diretores e professores ao chegarem à escola e encontrarem materiais e objetos depredados e até furtados”, comentou o secretário, lembrando que a ronda escolar vai atuar também durante os fins de semana.

A Prefeitura reforça seu pedido à comunidade, que mora no entorno das escolas, que colabore, ficando atenta a movimentações estranhas nas unidades no período noturno e durante os finais de semana. A Guarda Civil Municipal pode ser acionada pelo número 153 e a Polícia Militar pelo 190.