Rua Estevão da Costa começa a receber serviços de pavimentação

7 de outubro de 2015

Rua Estevão da Costa começa a receber serviços de pavimentação

As máquinas já iniciaram a pavimentação de 50 ruas na região central da Cidade. A primeira delas a receber o serviço, que representa um avanço no desenvolvimento de Bertioga, foi a Estevão da Costa. Na manhã desta quarta-feira (07), a empresa Terracom Construções Ltda. iniciou uma frente de trabalho no trecho entre a Rua Luiz Pereira de Campos e o Rio Itapanhaú, na localidade conhecida como Vila Itapanhaú, no Centro.

Serão executados serviços para implantação de microdrenagem, com guias e sarjetas, além de execução de calçadas, com adequação de acessibilidade nas 50 vias previstas no projeto. A Rua Estevão da Costa é uma das primeiras a receber a frente de trabalho uma vez que já conta com os serviços topográficos concluídos.

O prefeito de Bertioga esteve acompanhando o início das obras nesta quarta-feira (07). “É uma satisfação muito grande mostrar para a comunidade que essa obra tão esperada teve início”. O prefeito reforçou que as ruas que serão beneficiadas já contam com rede de água e esgoto. “Toda infraestrutura básica já está concluída, por isso vamos dar andamento à pavimentação, que representa melhoria na mobilidade urbana e valorização imobiliária”.

A obra, cuja previsão de término é de 12 meses, terá custo de R$ 30.808.752,00, provenientes de investimentos municipais próprios, conquistados por meio de financiamento do Programa Pró-Transporte, com recursos do FGTS. O agente financeiro é a Caixa e o gerente executivo de governo-Santos da instituição, Maurício Luis Franco, também acompanhou o início das obras. “Trata-se de um grande investimento do governo municipal e representa um importante gerenciamento do dinheiro público”, comentou.

Macrodrenagem

Duas vias receberão importantes intervenções de macrodrenagem. A Rua Manoel Gajo, no trecho entre as ruas Ayrton Senna e Edmundo Gomes, no Centro, com 360 metros de galeria pluvial; e a Rua José Toledo Civitanova, no Maitinga, que receberá 250 metros de galeria. Essas obras garantirão escoamento da água da chuva, evitando alagamentos, uma reivindicação antiga da comunidade dessas localidades.

Já a Rua João Ramalho, no trecho próximo à Rua Oswaldo Cruz, no Centro, receberá recapeamento, totalizando 6.200 m2 de intervenções.

A obra em números

Microdrenagem - 16.500 metros de rede de tubulações

Pavimentação – 160 mil m2

Passeio público com acessibilidade – 80 mil m2

Macrodrenagem Rua Manoel Gajo – 360 metros

Macrodrenagem Rua José Toledo Civitanova – 250 metros

Confira as ruas que serão pavimentadas

1 - Rua Capitão Morais

2 - Rua Gonçalo da Costa

3 - Rua Pires Cubas

4 - Rua Silvio Rodrigues

5 - Rua Aleixo Garcia, entre a Avenida Anchieta e o trecho sem saída

6 - Rua da Saudade, entre a Avenida Anchieta e Rua Júlio Prestes

7 - Rua Júlio Prestes, entre a Avenida Anchieta e Rua Domingos Pires

8 - Rua Mestre Pessoa

9 - Rua Capitão Pedroso

10 - Rua Gabriel Garcez

11 - Rua Caminho São Lino

12 - Rua Estevão da Costa

13 - Rua Antônio Rodrigues de Almeida entre a Avenida Anchieta e a Rua João Ramalho

14 - Rua Henrique Montez

15 - Rua Francisco Pinto, entre as avenidas Anchieta e Thomé de Souza

16- Rua Francisco Chaves, entre as avenidas Anchieta e Thomé de Souza

17 - Rua Bartolomeu Fernandes Gonçalves

18 - Rua Prudente de Morais

19 - Rua Procópio Ferreira

20 - Rua Duque de Caxias

21 - Rua General Osório

22 - Rua Rodrigues Alves, entre as ruas Prudente de Morais e Dr. Edmundo Gomes

23 - Rua Manoel Gajo, entre as avenidas Anchieta e a Rodovia SP 55 (Rio-Santos);

24 - Rua Walter Pereira Prado

25 - Rua Geraldo Ferraz

26 - Rua Aristides Lickes

27- Rua José Burlamarqui